No sábado (17), aconteceu o curso para novos delegados da Federação Paranaense de Futebol. Foram 158 inscritos, mas, após as etapas de seleção, apenas 38 participaram do curso. Eles tiveram aulas com o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Vítor de Oliveira, com o gerente de competições, Gilsioney Marques, e o assessor da presidência, Orlando Colaço. Rodrigo Petachinki, de Araucária, que já atua como delegado na Liga de Araucária, também participou do curso.
Durante o dia todo foram ministradas aulas sobre gestão de partidas, legislação desportiva, arbitragem e redação de relatórios. No término das aulas, os participantes foram avaliados em uma prova escrita, na qual, apenas 28 foram classificados. Agora, de acordo com o vice-presidente da FPF, Idu Blaszczak, o próximo passo será o estágio prático acompanhado dos delegados atuais.
O delegado da Federação Paranaense de Futebol, escalado para as partidas, é o representante da FPF nos jogos. Sua responsabilidade é cuidar de questões técnicas e administrativas, como apoio a arbitragem, segurança, entre outras situações. Ao final de cada partida, o delegado preenche um relatório, posteriormente encaminhado à FPF.
Texto: Rafaela Carvalho e assessoria / FOTO: DIVULGAÇÃO