Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Uma das 20 unidades brasileiras da empresa fica em Araucária, no bairro Capela Velha

Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas
Foto: divulgação
Por MAURENN BERNARDO

EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA INDÚSTRIA

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. A empresa foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani e hoje tem 40 unidades industriais instaladas no mundo, sendo cinco nos Estados Unidos, duas na Alemanha, quatro no México e 29 delas no Brasil. Uma das unidades brasileiras integra o complexo de indústrias de Araucária, e está localizada na Avenida das Cerejeiras, no bairro Capela Velha.

A indústria, tão importante para a economia mundial e brasileira, tem sua produção focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõem um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável. A Braskem está inserida no setor químico e petroquímico, que tem participação relevante em inúmeras cadeias produtivas e é essencial para o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a química e o plástico contribuem na criação de soluções sustentáveis para a melhoria da vida das pessoas em setores como moradia, alimentação e mobilidade.

Estima-se que sua capacidade de produção seja de mais de 16 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos químicos.

Desenvolvimento sustentável

A Braskem também concentra seus esforços em direção a um futuro mais sustentável. Por isso, ela foi construída com base na análise de desafios e tendências globais (como os 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas), na sua Matriz de Materialidade e nos resultados da análise de Gestão de Riscos do seu negócio.  Essa estratégia conta com uma Política Global de Desenvolvimento Sustentável que orienta de forma integrada o planejamento estratégico das mais diversas áreas da Braskem ao estabelecer prioridades em temas relevantes e atribuir responsabilidades para áreas e lideranças da empresa. Essa Política considera três grandes áreas de trabalho, que são nossos pilares de atuação: processos e recursos, portfólio de produtos e soluções para permitir que a sociedade tenha uma vida cada vez mais sustentável.