A Quinta-feira da Fartura, que em polonês quer dizer Tłusty Czwartek, realizada na quinta-feira, 4 de fevereiro, na sede da Braspol em Araucária, foi um sucesso. A convite do casal Bora, várias famílias polonesas da cidade se confraternizaram e trocaram os sonhos em simbolismo pela fartura e prosperidade, seguindo uma tradição que acontece em festividades na Polônia. A mesa ficou forrada de sonhos, dos mais variados tamanhos e recheios.
A Tłusty Czwartek é a última quinta-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas e a Quaresma, como também é a última oportunidade para entregar-se sem culpa à gula carnavalesca. A tradição de sucumbir aos doces e guloseimas acompanha os poloneses há vários séculos. A própria Quinta-Feira Gorda há muitos anos é relacionada com sonhos.
O costume de consumir sonhos tinha os seus motivos econômicos, pois antes da Quaresma era necessário acabar com o estoque de gordura, açúcar, ovos e frutas. E realmente é difícil imaginar uma maneira melhor de consumir estes ingredientes. Atualmente na Quinta-Feira Gorda podem-se comprar sonhos praticamente em qualquer lugar. Por isso não surpreende que sejam consumidos nesse dia em torno de 100 milhões dessas deliciosas bolas recheadas.
Por outro lado, havia a crença de que quem não comesse nenhum sonho na Quinta-Feira Gorda, sofreria muitas desilusões posteriormente.
FOTO: Digulgação