Araucária PR, , 20°C

Câmara aprova Plano de Cultura até 2022
Novos conselheiros de Cultura ficam no cargo até abril de 2016

Depois de alguns meses de gestação na Câmara de Vereadores foi aprovado em segunda votação na noite desta segunda-feira, 19 de maio, o Plano Municipal de Cultura de Araucária (PMC). De iniciativa do Poder Executivo, o projeto de lei define quais as metas e objetivos traçados para o setor na cidade até o ano de 2022.

De acordo com o contido no projeto aprovado pelos vereadores, que ao todo tem 121 páginas, o Plano Municipal de Cultura foi elaborado com base em proposições feitas por intelectuais, artistas, produtores, gestores públicos e privados e cidadãos que participaram de encontros promovidos pela Secretaria e Conselho de Cultura. Inicialmente, o PMC havia sido encaminhado à Câmara para análise em 2012, porém, como não foi votado até o término daquela Legislatura, retornou à Prefeitura, que o reapresentou no início deste ano.

Além de apresentar um diagnóstico atualizado dos ins­tru­mentos de acesso à cultura existentes em Araucária, o PMC ainda previu uma série de ações que precisam ser encabeçadas pelo poder público no sentido de desenvolver o setor no Município. O prazo para implantação desses projetos foi marcado no Plano como curto, médio e longo prazo. Agora que o projeto de lei foi aprovado pela Câmara ele segue para sanção do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB).

Conselheiros de Cultura
Araucária escolheu no último sábado, 17 de maio, os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Política Cultural. A eleição aconteceu durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Araucária, realizada no anfiteatro da Prefeitura.

Com a temática “O papel do Conselho Municipal de Política Cultural na efetivação do Sistema Municipal de Cultura”, o evento foi convocado com dois objetivos: mobilizar a comunidade sobre sua importância no desenvolvimento de uma política cultural na cidade, e definir os novos conselheiros de cultura.

Ao todo, cerca de cem pessoas participaram da Conferência. O dado foi fornecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), sendo que destes dezesseis se candidataram a uma das sete vagas reservada à sociedade civil no Conselho. O mais votado foi o músico Pedro Emanoel Sfendrych. Veja abaixo o nome de todos os eleitos, bem como de seus suplentes.

Os eleitos no sábado exercerão mandato até abril de 2016. Do Conselho também fazem parte representantes da Prefeitura, indicados pelo prefeito

Câmara aprova Plano de Cultura até 2022

Leia outras notícias