Os moradores de Araucária sofreram ao longo dos últimos dias em razão de problemas no fornecimento de água em bairros como o Costeira, Campina da Barra, Iguaçu, Cachoeira e Tindiquera.

Desde sexta-feira da semana passada, 30 de maio, os relatos de falta d’água eram muitos. Problema que se prolongou – vejam o absurdo – até terça-feira desta semana. Algo inimaginável nos tempos modernos: cinco dias sem água nem para atividades básicas de nosso dia a dia, como beber, cozinhar ou tomar banho!

Em que pese a justificativa da Sanepar de que um problema emergencial causou a interrupção, é lamentável que o rompimento de uma adutora leve tanto tempo para ser resolvido e, pior, que a normalização do abastecimento leve ainda mais tempo para ser concretizada.

Obviamente, é de se entender que existem questões técnicas que precisam ser seguidas pela Sanepar para reestabelecer por completo o abastecimento sem que novos danos sejam causados à rede de abastecimento de água. Porém, com uma comunicação enviesada, a companhia não consegue explicar realmente o que houve e isso tira a paciência do consumidor. Não há fotos do rompimento, não há explicação clara sobre o local em que ele aconteceu e nem porque aconteceu e parece não haver garantia de que novas situações parecidas não acontecerão.

A paciência da população fica ainda mais curta quando – analisadas numa linha do tempo – notamos que interrupções no abastecimento são uma constante em nossa cidade. Parece não haver estabilidade no fornecimento de água e isso não é aceitável quando o assunto é a Sanepar, que já foi um orgulho paranaense.

E nesse binômio cliente-fornecedor, que é a base da relação da Sanepar com seus consumidores, é vital que todos os prejudicados busquem os órgãos de defesa do consumidor exigindo uma compensação – no mínimo – financeira pelo prejuízo que lhes foi causado com tantos dias sem água.

Edição n.º 1468.