Araucária PR, , 22°C

Cartório Eleitoral pede que eleitores votem pela manhã

Juiz eleitoral, Carlos Alberto Ritzmann acompanhou a lacração das urnas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Juiz eleitoral, Carlos Alberto Ritzmann acompanhou a lacração das urnas
Juiz eleitoral, Carlos Alberto Ritzmann acompanhou a lacração das urnas

A chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, Yna Honda, disse que já está tudo pronto para as eleições do próximo domingo, 2 de outubro. A principal orientação é que os eleitores não deixem para votar na última hora e que façam um esforço para votar no período da manhã. “Este será o primeiro ano que Araucária terá biometria nas eleições, e isso pode acarretar filas. Isso porque algumas pessoas, quando fizeram o recadastramento, não tiveram o envio completo das digitais. No entanto, os mesários estão preparados para atender este tipo de situação e estes eleitores votarão pelo método manual. A votação inicia às 8h e encerra às 17h, mas se houver algum problema no processo, quem estiver dentro da sessão poderá votar”, disse.

Segundo ela, é necessário levar título de eleitor, carteira de identidade ou outro documento oficial com foto. Para aqueles que perderam o título, é possível consultar previamente o local de votação através do site www.tre-pr.jus.br, clica na sessão ‘eleitor’, depois em ‘título e local de votação’.

Os eleitores que não participaram do recadastramento biométrico tiveram os títulos de eleitor cancelados e não poderão votar nem justificar a ausência nestas eleições. “Hoje temos 86.812 eleitores em Araucária, aptos a votar, sendo que aproximadamente 20 mil não fizeram o recadastramento. Estes eleitores inaptos só poderão regularizar seus títulos a partir da segunda semana de novembro”, explicou Yna.

Urnas conferidas

Na última sexta-feira, 23 de setembro, as urnas foram lacradas e o processo teve acompanhamento da OAB, Ministério Público Eleitoral, partidos e coligações. “Os partidos simularam o voto em 4 urnas, escolhidas aleatoriamente, e também fizeram a conferência dos nomes, números e partidos dos candidatos”, comentou Yna.

O pleito contará com 375 urnas, já inclusas as 52 de contingência, que só serão utilizadas se algum equipamento apresentar problemas. “Também já trei­namos todos os mesários, no total de 1.240, e as demais pessoas que trabalharão nos 64 locais de votação. Cada local contará com dois ou mais responsáveis, dependendo do número de eleitores”, explicou a chefe do Cartório.

Última CHECAGEM

No sábado, véspera da eleição, o Cartório Eleitoral fará uma última verificação nas instalações das seções e no funcionamento das urnas, depois as mesmas serão lacradas novamente e reabertas apenas no domingo pela manhã.

“Todos estes preparativos finais, bem como a votação dos eleitores, serão acompanhados por um forte esquema de segurança, montado pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil. Inclusive tivemos uma reunião com todos os representantes destas forças policiais nesta terça-feira, dia 27, para definir os detalhes desta ação conjunta”, esclareceu Yna.

Boca de urna

A chefe do Cartório lembrou ainda que as pessoas que forem presas em flagrante fazendo boca de urna ou outra infração eleitoral, serão conduzidas ao Cartório Eleitoral, onde haverá uma estrutura montada pelo Juizado Especial. As audiências para detidos sem antecedentes criminais, serão realizadas no mesmo dia. Já os que forem detidos por crimes de maior potencial ofensivo, ou que tenham antecedentes criminais, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.

Propaganda eleitoral: o que pode e o que não pode até o dia da eleição

Conforme a Resolução 23450/2015, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, hoje, 29 de setembro, será o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão; último dia também para a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Ainda hoje será o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 30 de setembro de 2016.

Na sexta-feira, dia 30, será o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.

No sábado, dia 1º de outubro, véspera da eleição, será o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas; último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. A campanha pela Internet está liberada até o dia da eleição, 2 de outubro.

Confira as seções que mudaram de local

Atenção eleitores! O Cartório Eleitoral divulgou a lista das seis seções eleitorais que tiveram locais de votação alterados. São elas: seções 241 e 283, que antes estavam no Parque Cachoeira, foram alteradas para a Escola Archelau de Almeida Torres.

As seções 146, 159, 169 e 270, que ficavam no Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães, foram alteradas para a Escola Joelma do Rocio Túlio.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos