Com a retomada das aulas presenciais, o Colégio Estadual do Campo Guajuvira retomou também os eventos pedagógicos, que proporcionam ganho na aprendizagem e experiência prática na vida escolar dos alunos. Um desses eventos é a Feira de Ciências, que vem sendo realizada há vários anos e dessa vez acontecerá no sábado, 2 de julho, das 8h às 11h.

Considerada uma excelente oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula, a feira desenvolve a criatividade das crianças e jovens, incentiva a prática da pesquisa e ainda permite uma interação entre todos. “A Feira passou por uma reformulação nos anos de 2011 e 2012, e passou a ter um formato mais focado no conhecimento científico. Antes era mais uma mostra de trabalhos, agora trabalha com a questão da pesquisa, para o avanço acadêmico dos estudantes. Primeiro eles apresentam a ideia ao professor, fundamentada em pesquisas, e se for aprovada, montam um projeto científico simplificado. Após essa fase, uma segunda avaliação é feita pelo professor e se aprovado o projeto na teoria, os estudantes partem para a prática, ou seja, a montagem propriamente dita da experiência”, explica o diretor Carlos Eduardo Fontalva.

Os trabalhos serão feitos em grupos de 6 a 8 alunos, e no dia da feira, todos serão envolvidos na apresentação e explicação de suas experiências para os visitantes. “A cada uma hora terá uma troca de apresentadores para que os demais possam visitar o restante da feira, no intuito de conhecer e prestigiar os trabalhos dos colegas”, explicou Carlos, lembrando que no total, mais de 280 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio estarão envolvidos nesta atividade pedagógica.

Sucesso

A última edição da Feira de Ciências do Colégio Guajuvira foi realizada em 2019 e reuniu cerca de 700 visitantes. Nos anos de 2020 e 2021 o evento não foi realizado devido às restrições da pandemia. “Queremos convidar todos a prestigiarem essa retomada da nossa feira, valorizando assim os alunos, que estão se dedicando e se esforçando muito para apresentarem excelentes trabalhos”, convidou o diretor.

Colégio Guajuvira convida comunidade para prestigiar a Feira de Ciências, O Popular do Paraná
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe