Isidório Duppa
Isidório Duppa

Isidório Duppa, o polaco irreverente, está completando sete anos da coluna publicada no Jornal O Popular todas as sextas-feiras. Para o empresário Gláucio Karas, criador do personagem, ser colunista do jornal ajudou o polaco a ganhar projeção e a se aventurar em outros caminhos. Ele acabou virando escritor e também um respeitado humorista de stand up.

Gláucio conta que a ideia inicial era usar um pequeno espaço no jornal para contar alguma piada ou passagem rápida do polaco, abrindo uma coluna de humor. “Achei bem interessante, porque o polaco naquela época andava meio fora dos meus planos”, relata. O grande desafio era passar de uma linha musical para literária, e isso poderia ser um recomeço de carreira. Ele conta que o começo foi difícil, ganhou um pequeno espaço num cantinho escondido do segundo caderno, na sexta-feira. Mas logo a coluna foi ganhando descobridores e os comentários começaram a surgir. “É claro que recebi críticas de pessoas que acharam que eu estava hostilizando a etnia, mas isso faz parte”.

Fãs de carteirinha dizem suas opiniões!
Fãs de carteirinha dizem suas opiniões!

Os palcos

Com o renascimento do polaco Duppa, veio a ideia de ingressar na área de espetáculos. A prática de stand up começava a engrenar, então ele resolvou montar um espetáculo solo em 2008, um ano após o começo das publicações. “Assim surgiu a comédia musical e interpretativa Semo Polaco Non Semo Fraco, e foi a partir daí que minha vida mudou. Não parei mais de atuar”.

O stand up do polaco logo virou peça de teatro, na época uma parceria com o Grupo Teatral Criarte de Araucária. “Em 2009 participei pela primeira vez do Festival de Teatro de Curitiba, com resultado de público muito além da expectativa. Depois vieram as peças Desgracéra Mesmo e Polaco de Araukowia, também com textos das colunas. “E o mais interessante é que os textos da coluna também geraram meu primeiro livro: Semo Polaco Non Semo Fraco”, diz.

O polaco se deu bem e agora vai comemorar os sete anos da coluna com um espetáculo na Cantina da Lídia, na abertura da nova temporada No Empório com o Isidório.

Serviço

No Empório com Isidório no sábado, 27 de setembro, 20 h, na Cantina da Lídia. Os ingressos custam R$ 15,00 e poderão ser adquiridos pelos fones 3642-2769 / 9915-0163 / 9995-7306 e 9972-6414.

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp