Começa na quarta-feira a 28ª Feira do Peixe Vivo

Foto: Carlos Poly/SMCS
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Começa na quarta-feira a 28ª Feira do Peixe Vivo
Foto: Carlos Poly/SMCS

 

Os moradores de Araucária e região terão a oportunidade de adquirir peixe fresco direto do produtor na 28ª Feira do Peixe Vivo, que acontecerá no Parque Cachoeira nesta quarta-feira, 28 de março, e na quinta-feira, dia 29, no horário das 8h às 21 horas. A entrada é gratuita. Além da venda de peixes, o evento contará com praça de alimentação, artesanato e recreação.

A abertura oficial da 28ª edição será às 9 horas do dia 28, quando também ocorrerá a tradicional bênção dos peixes. A feira é um incentivo à piscicultura local, uma vez que a Prefeitura realiza um trabalho constante de apoio aos piscicultores, colocando à sua disposição tanto o apoio técnico, quanto máquinas e equipamentos, visando o incremento da produção de peixes. Para grande parte dos piscicultores, a criação de peixes, além de fonte de alimentação de sua própria família, é um importante complemento da receita gerada na sua propriedade.

Manutenção

Uma escavadeira hidráulica da Prefeitura atende aos produtores que precisam de manutenção nos tanques da piscicultura. O operador e o equipamento são cedidos mediante uma pequena contrapartida em alimentos (milho ou feijão). Trata-se de uma grande ajuda para quem tem dificuldade de arcar com os custos de aluguel do equipamento.

A Prefeitura também conta com um programa que presta apoio ao produtor para intervenções visando a melhoria na estrutura interna da propriedade. Dessa forma, vias de acesso, por exemplo, podem ser melhoradas para que o escoamento da produção local não seja comprometido. O apoio da Prefeitura, mediante repasse, também se dá na hora da aquisição dos alevinos (peixes recém-nascidos). Com o incentivo à compra em grande escala, os piscicultores pagam bem menos pelos alevinos e economizam no transporte dos mesmos já que, em vez de ir ao fornecedor, eles podem retirar a encomenda nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, que recebe a carga e organiza a entrega aos produtores.