Na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro, o Conselho Operacional de Medidas Socioeducativas (COMSE) realizou uma ação conjunta com o Ministério Público, idealizada pelo Promotor David Kerber de Aguiar. A partir das 14h, nas dependências do SENAI, no bairro Thomaz Coelho, foi ministrada uma palestra para cerca de 20 adolescentes entre 15 e 17 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
O evento foi feito a fim de apresentar aos jovens qual a função de cada instituição, como a Polícia Civil e Polícia Militar, conforme discutido anteriormente com a Promotoria Pública da Infância e Adolescência. O Delegado de Polícia Civil de Araucária, Messias da Rosa, foi um dos palestrantes, e explicou as atividades da polícia judiciária em relação aos menores infratores. Houve resgate histórico das atividades da polícia, com citação do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal, conforme contou a Assistente Social, Vania Nogueira. A Pedagoga do COMSE, Kelly Cristina de Souza, que acompanha diariamente os adolescentes, também esteve no evento.
Segundo Vania, os jovens que assistiram a palestra são também alunos do curso de Eletromecânica do SENAI e interagiram com os palestrantes. “Nosso objetivo com a palestra foi atingido. Eles fizeram perguntas bastante pertinentes e não houve nenhum tipo de embate, mas, sim, argumentação e diálogo”, comentou.
Foto: Divulgação