Comusar faz ato em defesa do SUS

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Conselho Municipal de Saúde de Araucária – Comusar, fez um ato em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, que está completando 26 anos. O ato aconteceu na Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira, 19 de setembro. “Marcamos este ato na Câmara para marcar presença junto aos vereadores, conscientizá-los das suas responsabilidades com relação ao sistema público de saúde, pois a má gestão que hoje vemos no SUS acontece porque muitos não estão cumprindo o seu papel. Foi um ato simples, simbólico, até convidamos a população para participar, mas lamentavelmente, ninguém compareceu”, disse o presidente do Comusar, Jair Lopes.

Na sua fala em defesa do SUS, Jair comentou que a proposta não é esconder as mazelas que o sistema apresenta hoje, mesmo porque, isso nem seria possível. “O Conselho quer mostrar para a população um outro SUS, um sistema que reduziu a mortalidade infantil, que implantou programas de controle da Aids, que permitiu acesso à saúde pública para todas as pessoas, sem exceção. Queremos lembrar para a população que o SUS existe, que é um sistema complexo, apesar de todas as dificuldades que vem enfrentando. Se existir boa vontade dos governantes e uma gestão eficaz, ainda é possível resgatar aquele SUS que foi criado há 26 anos e que trouxe muitos benefícios para o povo”, observou Jair.

O presidente do Comusar também convocou os conselheiros de saúde para participar dessa reconstrução. “Este é o momento de fazer algo a mais, algo diferente, de sair do mecânico e automatizado, sair do comodismo e arregaçar as mangas, lutarmos juntos”, convidou.

Serviço

Para saber mais, acesse o perfil do Comusar no facebook (comusararaucaria) ou envie um e-mail para comusararaucaria1991@gmail.com. “Você pode participar, dando sugestões”, diz Jair.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE