Pesquisar
Close this search box.

Confeiteira Janete dá palestras para alunos com o tema “racismo”

Nas palestras, Janete relata sua experiência como vítima do racismo e orienta estudantes a denunciarem possíveis abusos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Confeiteira Janete dá palestras para alunos com o tema “racismo”
Nas palestras, Janete relata sua experiência como vítima do racismo e orienta estudantes a denunciarem possíveis abusos

 

Depois de sofrer várias ameaças de racismo, a confeiteira araucariense Janete Martins deu a volta por cima e fez da sua triste história, uma inspiração. Há cerca de um mês ela começou a dar palestras em escolas e nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, com intuito de explicar para jovens e adultos, o que são os crimes de racismo ou injúria racial e também encorajá-los a denunciar, caso venham a sofrer algum tipo de preconceito.

Na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, foi a vez dos alunos do Colégio Helena Wysocki, no bairro Costeira, conhecerem a história e ouvirem as orientações dadas pela confeiteira e pelo pessoal do Fórum de Combate ao Racismo de Araucária, parceiros nessa iniciativa. “Desde o começo desse ano sofri cinco intimidações, sofri muito com tudo isso, mas hoje acredito que tudo serviu de experiência e graças a Deus consigo lidar bem com tudo isso e ainda orientar estes jovens para que novos casos de racismo não venham a se repetir. É importante frisar sempre que a denúncia é muito importante, mesmo que a pessoa esteja fragilizada e sofrendo. E sempre levo os jornais para mostrar o que de fato aconteceu comigo”, comenta.

Em uma de suas palestras, a confeiteira conta que se impressionou com o caso de uma garota que há tempos vem sendo vítima de racismo, e que ao acompanhar o seu caso, tomou coragem para registrar denúncia.

Agenda

As palestras podem ser agendadas através do WhatsApp 99637-9385 (falar com Márcia Reis), ou no fone/whats 99637-9385 (falar com Janete Martins).

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos