Pesquisar
Close this search box.

Conferência de Saúde definiu propostas para compor o Plano Municipal

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nos dias 13 e 20 de maio, representantes do Poder Público, prestadores de serviços, usuários e pessoas da comunidade participaram da 1ª Conferência Extraordinária Municipal de Saúde, que teve como tema “Saúde como Política Pública”, foi realizada na Câmara de Vereadores e na Escola de Gestão, respectivamente. Os participantes debateram propostas para mudanças importantes que poderão ser implantadas na saúde nos próximos anos, tais como o investimento prioritário na atenção básica, sem deixar de lado as especialidades e o atendimento hospitalar.

“Ficou claro que o cidadão quer ser atendido com qualidade, mas em Araucária mesmo, e não em cidades vizinhas. Também discutimos a necessidade de se efetuar o contratação de servidores via concurso público para repor o quadro funcional”, explicou o presidente do Comusar, Jair Francisco Lopes.

A Conferência foi precedida de 16 pré-conferências locais realizadas em suas respectivas unidades de saúde, as quais enviaram suas propostas para a Conferência Municipal. Após discussão nos grupos de trabalho, as propostas foram apreciadas, no dia 20 de maio, na Plenária Final para aprovação e deliberação.

Propostas

As propostas aprovadas deverão fazer parte e servir de base para o novo Plano Municipal de Saúde 2018/2021. No êxito de atenção primária à saúde – acesso, acolhimento, carteira de serviços e promoção de saúde foram aprovadas 20 propostas.

No eixo de redes de atenção à saúde – linhas de cuidado, atenção especializada, urgência e emergência foram 40 propostas. No eixo novas tecnologias em saúde – assistência farmacêutica, laboratorial e práticas integrativas foram aprovadas 28 propostas

No eixo vigilância em saúde – vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, zoonoses e saúde do trabalhador foram 24 propostas. No eixo gestão participativa, controle social e descentralização da gestão foram 20 propostas e no eixo política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente foram 28 propostas.

 

Texto: Maurenn Bernardo