Conseg apresenta novo Secretário de Segurança

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Na noite desta terça-feira, 10 de janeiro, o Conselho Comunitário de Segurança de Araucária (Conseg) realizou sua primeira reunião de 2017 na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro aconteceu no plenarinho e contou com a participação de comerciantes locais, representantes da Defesa Civil, representantes da UNAMAR, delegado de Polícia Civil Messias da Rosa, tenente Marcos Gantzel da Polícia Militar, secretário de Segurança Pública José Fortes e o diretor geral Laercio Aguiar, e os vereadores Fabio Alceu, Tatiana Nogueira, Lucia de Lima e Claudinho do Açougue.
O presidente do Conseg, Moacir Tuleski, falou inicialmente sobre como funciona o Conselho e sobre seus membros, todos voluntários. Na sequência, apresentou o novo grupo da Guarda Municipal e o secretário Fortes que comentou sobre seu planejamento para a segurança nos próximos anos em Araucária. “Queremos uma Guarda Municipal alinhada e com pensamento único, onde em cada plantão tenhamos coordenadores que trabalhem da mesma forma, não cada um à sua maneira”, afirmou o secretário.
Fortes falou que a nova equipe da pasta está trabalhando para buscar excelência no município, embora a dificuldade financeira seja grande. “Estamos tentando parcerias para a captação de recursos para a Guarda. Nossa ideia é buscar de um a dois milhões de verba para projetos a cada ano”, declarou. Dentro da nova proposta, Fortes disse que todos os guardas passarão por novo treinamento e que a Guarda Municipal deverá atender as ocorrências repassadas pelo 153 em cerca de cinco minutos.
O secretário comentou ainda sobre o número de viaturas da GM, que hoje apenas seis estão em condições de uso. Porém, segundo ele, assim que conseguir recurso financeiro, uma das prioridades será a compra de peças para deixar todos os carros com a manutenção em dia. “Com as revisões, queremos colocar mais viaturas na área rural e posteriormente adquirir mais veículos para deixar até mesmo um responsável pela interhospitais”, ressaltou.
Já o diretor geral da Secretaria de Segurança, afirmou que aos poucos a nova equipe está conseguindo alinhar a pasta que estava fora dos eixos. “Vamos trabalhar para uma Guarda Municipal forte, atuante e que atenda a população com qualidade”, assegurou Aguiar, solicitando o apoio do Legislativo e Executivo.
O tenente Gantzel, representante da Polícia Militar, também falou sobre a corporação. De acordo com ele, nos próximos dias mais 12 Policiais Militares devem vir a integrar o batalhão em Araucária. “Nesta semana, os novos PM’s terão a formatura e devem ir para quatro batalhões na região metropolitana de Curitiba”, explicou Gantzel, comentando ainda sobre a importância do apoio dos novos integrantes.
Já o delegado Messias da Rosa, falou das dificuldades que a Polícia Civil enfrenta. Ele citou o grande número de presos na delegacia de Araucária, as audiências de custódia, as investigações e os trâmites formais de cada inquérito e, ainda, comentou sobre o incentivo do Poder Executivo e Legislativo. Segundo ele, estes fatos, assim como a corrupção que cresce a cada ano, e a falta de preocupação com a saúde e educação, tendem a enfraquecer a segurança pública. “Esta cidade é rica em arrecadação. Se toda a verba que entra para o município fosse destinada corretamente, certamente a área de segurança estaria muito diferente”, concluiu.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE