fbpx

A Faculdade Febraica e a Ordem dos Capelães do Brasil entregaram, no dia 13 de julho, o diploma de Doutor Honoris Causa a Marcelo Isaías Sampaio, o contramestre Canarinho, do Grupo Capoeira Show Araucária. A outorga do título aconteceu durante cerimônia realizada na Rua da Cidadania do Cajuru, em Curitiba. Canarinho recebeu com surpresa a indicação e disse que o título será extremamente importante para o seu currículo e para sua vida. “Quando tomei conhecimento que havia sido citado como merecedor desse título, confesso que levei um susto.  No começo cheguei a desconfiar que se tratava de um golpe, porque nunca esperamos que coisas assim possam acontecer com a gente. Depois me explicaram que não havia nenhum custo ou qualquer tipo de envolvimento político e entendi que era simplesmente por mérito ao meu trabalho, então fiquei eufórico”, declarou Canarinho.

Ele conta que precisou comprovar, através de uma carta redigida de próprio punho, toda sua história e serviços já prestados e também teve que enviar um portifólio com todos os detalhes. “A palavra é gratidão, começo a entender que estou no caminho do bem, defendendo uma causa em comum, que é ajudar o próximo”, comemorou o contramestre.

Canarinho agradeceu a todos que o incentivaram e sempre acreditaram no seu trabalho, em especial ao seu Mestre Edgar Souza. “Ao Mestre Baiano, que me ensinou os primeiros passos na arte da Capoeira, a minha família e aos meus alunos que estão sempre ao meu lado, o agradecimento é especial”, acrescentou.

O título

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim. Historicamente, um doutor honoris causa (ou doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional – a menos que se especifique o contrário. A pessoa que recebe o título de “doutor honoris causa” pode usar a abreviação “Dr. h. c.”.

Contramestre Canarinho recebe o título de Doutor Honoris Causa, O Popular do Paraná
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Valdecir Santos visita prefeito Hissam

O pré-candidato a deputado estadual falou com o prefeito sobre bandeiras que pretende defender na Assembleia Legislativa O pré-candidato a deputado estadual Valdecir Santos esteve

Compartilhe