As festas juninas são tradicionais no Brasil, elas proporcionam alegria e diversão, através das suas brincadeiras e comidas típicas. São conhecidas também pelas tradicionais fogueiras, porém é importante se atentar aos cuidados para garantir uma festividade segura. O uso de materiais que podem causar princípio de incêndio, traz o risco de acidentes e queimaduras graves.
Diante disso, o Corpo de Bombeiros de Araucária faz um alerta importante e lembra que as fogueiras devem ser construídas em áreas livres de vegetação, raízes e longe de residências. Ainda de acordo com os bombeiros, nunca se deve acender uma fogueira utilizando gasolina ou álcool, pois o combustível expande seu volume muito rápido, podendo ocasionar sérias queimaduras e explosões.
“Utilize lenhas finas, gravetos, palhas e um chumaço de papel embebido em óleo de cozinha (pode ser óleo usado) para dar início ao fogo com segurança. E lembre-se de deixar pelo menos duas vezes a altura da fogueira, de área livre ao redor, para evitar acidentes, caso as madeiras venham a cair no chão”, orienta o comandante do 2º Subgrupamento dos Bombeiros de Araucária, capitão Eduardo Hunzicker.
Ele lembra ainda que é recomendável ter por perto um extintor de água para prevenção. “Nunca acenda fogueiras em áreas de preservação ambiental, pois além de crime pode causar grandes incêndios”, recomenda.
Texto: Maurenn Bernardo