Corpo de Bombeiros alerta para riscos de acidentes com fogueiras em festas de São João

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As festas juninas são tradicionais no Brasil, elas proporcionam alegria e diversão, através das suas brincadeiras e comidas típicas. São conhecidas também pelas tradicionais fogueiras, porém é importante se atentar aos cuidados para garantir uma festividade segura. O uso de materiais que podem causar princípio de incêndio, traz o risco de acidentes e queimaduras graves.
Diante disso, o Corpo de Bombeiros de Araucária faz um alerta importante e lembra que as fogueiras devem ser construídas em áreas livres de vegetação, raízes e longe de residências. Ainda de acordo com os bombeiros, nunca se deve acender uma fogueira utilizando gasolina ou álcool, pois o combustível expande seu volume muito rápido, podendo ocasionar sérias queimaduras e explosões.
“Utilize lenhas finas, gravetos, palhas e um chumaço de papel embebido em óleo de cozinha (pode ser óleo usado) para dar início ao fogo com segurança. E lembre-se de deixar pelo menos duas vezes a altura da fogueira, de área livre ao redor, para evitar acidentes, caso as madeiras venham a cair no chão”, orienta o comandante do 2º Subgrupamento dos Bombeiros de Araucária, capitão Eduardo Hunzicker.
Ele lembra ainda que é recomendável ter por perto um extintor de água para prevenção. “Nunca acenda fogueiras em áreas de preservação ambiental, pois além de crime pode causar grandes incêndios”, recomenda.

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de acidentes com fogueiras em festas de São João
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE