Compartilhe esta notícia
Cresce número de casos no Centro Covid - notícias da Capa Coronavírus Geral  - O Popular do Paraná
Foto: Marco Charneski

Apesar dos constantes apelos das autoridades de saúde para que as pessoas mantenham o distanciamento social para conter o avanço da Covid 19, é grande o número de pessoas que insistem em desafiar o vírus. No último final de semana, por exemplo, a Guarda Municipal teve bastante trabalho para atender as denúncias de festas com aglomeração de pessoas, música alta e algazarra.

Foram 30 ocorrências de perturbação de sossego apenas nas noites de sexta-feira (20) e sábado (21). E o pior é que a maioria foram festas em residências, com a presença de familiares e amigos.

O problema é que segundo as unidades básicas de saúde de Araucária, existe uma grande preocupação com surtos da infecção a partir de eventos e atividades familiares. De acordo com a SMSA, muitas pessoas acabam relaxando nos cuidados de prevenção quando estão entre parentes e amigos por achar que, entre conhecidos, estão seguras. A partir de uma única pessoa contaminada, várias podem ser infectadas pela Covid-19 e se tornarem novos transmissores de uma infecção que pode ser fatal.

O aumento da ocorrência de vários casos positivos de Covid-19 entre familiares também é confirmado pela equipe que atende no Disk Corona. Os relatos mostram atitudes de uma ‘vida normal’ que, neste momento, não deveria ocorrer. Cinco pessoas da mesma família com resultado positivo após irem a uma ‘festa’. O pai, caminhoneiro, que chegou de viagem e teria contaminado a filha e a esposa. A visita da avó e do neto a uma pessoa conhecida (para um café) e que resultou nos dois infectados. A viagem de família à praia que resultou em cinco infectados; sendo que duas dessas pessoas precisaram ser internadas. O marido que ligou no Disk Corona preocupado porque acredita que se infectou durante o futebol com amigos e contaminou a esposa gestante. As histórias são muitas.

A Saúde faz um alerta de que a transmissão do novo coronavírus não faz distinção entre as pessoas. Por isso, é muito importante que todos evitem as aglomerações, mesmo entre familiares e amigos, já que o vírus pode chegar ‘silenciosamente’ por meio de alguém muito conhecido.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1240 – 26/11/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio