De dezenove, doze têm candidatura a conselheiro tutelar aprovado pelo CMDCA

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A comissão que organiza as eleições para conse­lheiro tutelar de Araucária divulgou na quarta-feira, 20 de maio, a relação das pessoas que tiveram sua candidatura deferida para o pleito. De um total de dezenove inscritos, doze tiveram suas inscrições aprovadas (confira relação ao lado).

Os sete que tiveram seus pedidos indeferidos podem recorrer da decisão da comissão eleitoral. O prazo começou ontem (21) e segue até o final da tarde desta sexta-feira (22). Na segunda (25) será publicado o edital com o resultado da análise desses recursos. Em seguida, inicia-se o período em que as candidaturas consideradas aptas pela comissão podem ser impugnadas por outros candidatos ou mesmo o Ministério Público.

Concluída a etapa para impugnações, os candidatos que sobrarem serão submetidos a uma prova teórica de conhecimentos específicos na manhã do dia 28 de junho. No mesmo dia, só que à tarde, os interessados terão que fazer uma prova prática de conhecimentos de informática. Vencida essa fase, os aprovados ainda farão uma avaliação psicológica no dia 22 de julho.

Quem passar por esta última peneirada é que poderá iniciar a campanha propriamente dita em busca do voto popular, que se inicia em 19 de agosto e segue até 1º de outubro. A eleição está marcada para 4 de outubro, sendo que a apuração acontece no mesmo dia. A posse dos novos conselheiros se dará em 10 de janeiro de 2016 e o mandato é de quatro anos.

Trabalho pesado

Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho dos conselheiros não é moleza não. Os cinco eleitos enfrentarão diariamente situações complexas e chocantes de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. São casos que vão desde filhos que levam palmadas da mãe até bebês estuprados por familiares, só para ficar em dois exemplos.

Ainda conforme estipula o edital das eleições, os eleitos terão que cumprir carga horária de trabalho semanal de quarenta horas, acrescidas dos períodos de sobreaviso, que acontece quando o conse­lheiro é escalado para plantão em finais de semana e feriados. A remuneração mensal do conselheiro atualmente é de R$ 3.615,78.

Veja quem já teve a candidatura a conselheiro deferida:

Ana Paula Ribeiro de Lima;
Aurelio Douglas Pimentel;
Cristiane R. Franceschi de Oliveira;
Elisandra Patricia Soares;
Fabiola Cristina da Silva Karas;
Franciele de Fátima Menegatti;
Lucio Correa de Queiros;
Marcos Antonio Bossoni;
Margareth de Fátima Carlos;
Valdinei Domingues de Oliveira;
Vanderlei do Carmo Chefer;
Vilani Alves dos Santos.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE