Pesquisar
Close this search box.

Declaração para vacinação de pessoas com doenças crônicas e gestantes está disponível online

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Declaração para vacinação de pessoas com doenças crônicas e gestantes está disponível online
Foto: Carlos Poly

A próxima etapa da vacinação contra a Covid-19 em Araucária irá contemplar pessoas com comorbidades, que são doenças crônicas, e também gestantes. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou a data de início dessa fase, porém já tem orientado a população sobre a necessidade da apresentação de um documento que comprove que o usuário pertence a alguma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação. Você pode conferir essa lista de comorbidades no Plano Nacional de Imunização (CLIQUE AQUI

Como ter acesso a esse documento?

Usuários do SUS que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) poderão pegar essa Declaração para Vacinação Portadores de Doenças Crônicas na própria UBS. “Os profissionais já têm os prontuários desses pacientes e já estão fazendo a emissão desse documento. Lembrando que inicialmente serão vacinados os comórbidos de 55 a 59 anos. Então quem não faz parte dessa faixa etária não precisa ir até o posto nesse momento”, explica Hellen Faria, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Araucária.

Quem faz tratamento particular ou por convênio, deve solicitar que o seu médico faça o preenchimento desse documento, carimbe e assine. Essa declaração está disponível no site da Prefeitura no link (CLIQUE AQUI)  e pode ser impressa tanto pelo paciente quanto pelo profissional.

Doença renal crônica e Pessoa com deficiência permanente

Os pacientes que fazem hemodiálise e diálise peritoneal têm orientação do Ministério da Saúde para fazer a vacina na própria clínica onde fazem a hemodiálise. Os que fazem peritoneal receberão as doses em casa. Portanto, esses usuários não precisam da Declaração para Vacinação Portadores de Doenças Crônicas.

Pessoas com deficiência permanente que recebem o auxílio do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também não precisam dessa declaração, pois eles já integram uma lista positiva, então basta ir até um dos pontos de vacinação quando iniciar essa próxima fase.

Dúvidas

Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas pelo Disk Corona 0800-642-5250.

Texto: PMA