A Delegacia Cidadã de Araucária, cuja construção iniciou em meados de 2020, na rua Santa Catarina, 580, ao lado do Corpo de Bombeiros, no bairro Cachoeira, está com cerca de 70% das obras concluídas. Segundo a SESP – Secretaria de Estado da Segurança Pública, a previsão é que o prédio seja entregue para a comunidade no segundo semestre deste ano.

Desde o ano de 2012, quando o Governo do Estado anunciou que Araucária ganharia uma Delegacia Cidadã, a população aguardou ansiosa pelo projeto. Porém foram oito longos anos de espera e de entraves até o começo das obras. Nesse meio tempo, a população chegou a fiar desacreditada se o projeto realmente sairia do papel.

O projeto arquitetônico terá o padrão II de delegacia (1.290,35 m²), com um investimento de R$ 4.444.883,34 milhões, provenientes de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A empresa vencedora da licitação e executora da obra é o Consórcio CA – Cembra Antuérpia.    

Melhoria no atendimento

A Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias do Paraná, com espaços reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário.

Com ambientes diferenciados para o primeiro atendimento ao cidadão e áreas específicas para confecção dos boletins de ocorrência, as novas delegacias são planejadas para preservar a identidade das pessoas que precisarem recorrer ao local. A nova concepção de delegacia também não abrigará presos permanentes.

Foto – divulgação

Texto: Redação

VEJA TAMBÉM

Compartilhe