Mais de mil alunos das escolas municipais de Araucária participaram de uma ação no Parque Cachoeira na última sexta-feira, 10 de junho, como parte da Semana do Meio Ambiente. O Dia da Loukura Ambiental foi realizado pelo Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Lazer. O evento proporcionou momentos de diversão e muito aprendizado para as crianças e jovens.

Os agentes comunitários de endemias, juntamente com enfermeiras da UBS Santa Mônica, fizeram panfletagens e deram explicações sobre a dengue e a leptospirose e como preveni-las. Todas as dinâmicas realizadas com os estudantes durante o passeio tinham o objetivo de ensiná-los e conscientizá-los sobre as consequências que a falta de higiene pode ocasionar e ainda sobre a necessidades de preservamos e cuidarmos do meio ambiente.

Com acesso livre, toda a comunidade teve a oportunidade de participar e desfrutar de alguns serviços como o mutirão de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, coordenado por equipes da UBS Santa Mônica. Essa testagem vai ocorrer novamente nesta quarta-feira, 15, em um espaço cedido pela Secretaria do Meio Ambiente.

Os testes serão feitos em uma sala fechada, preservando o sigilo de todos. A testagem demora em média 15 minutos para sair e o resultado também é sigiloso. Toda a comunidade de Araucária está convidada a participar.

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe