Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Saúde na terceira idade merece atenção redobrada e Araucária tem atendimento especializado. Foto: Aliocha Maurício/Arquivo

A Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI) promoveu uma série de atividades em menção ao “Setembro Lilás”, mês de conscientização da doença de Alzheimer e também em preparação para o Dia do Idoso, celebrado em 1° de outubro. As ações começaram dia 20 de setembro e encerram no dia 1 de outubro. Auriculoterapia, orientações com terapeuta ocupacional, alongamentos, distribuição de materiais informativos e atividades especiais estavam na programação.

Os idosos em geral podem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde e os casos que demandem uma atenção especial são encaminhados para a Clínica do Idoso. Por exemplo, quando há diagnóstico de fragilidade, esquecimento, atendimentos de fisioterapia pós-fratura e problemas de nutrição.

A Clínica do Idoso de Araucária conta com atendimento de geriatra, fisioterapia, enfermeiro, nutricionista, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo e fonoaudiólogo. O médico geriatra atende o idoso avaliando as alterações naturais decorrentes do processo de envelhecimento e auxiliando no tratamento de doenças da terceira idade. Por meio de uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, um professor de educação física conduz atividades de fortalecimento muscular e prevenção de quedas, principalmente após realização de fisioterapia.

Sobre o Alzheimer

Quando os idosos são encaminhados para a geriatria na CSMI, é realizada uma avaliação de fragilidade com equipe multiprofissional (enfermeiro, terapeuta ocupacional e nutricionista) que aplica vários testes. Se for detectada alguma alteração na memória são realizados outros testes mais específicos com a psicóloga do serviço. Todos os testes aplicados e resultados de exames realizados auxiliam a geriatra no diagnóstico da doença de Alzheimer. Com a identificação da doença, um atendimento especializado é ofertado para esse público com os profissionais do serviço.

Grupo de Alzheimer

Reuniões mensais têm como objetivo esclarecer dúvidas e orientar parentes de pessoas com Alzheimer a respeito dos cuidados relativos à doença. Não é necessária inscrição prévia para participar e, devido a pandemia, as reuniões estão ocorrendo on-line. Os encontros contam com a presença de profissionais da Clínica da Mulher e do Idoso.

Com o crescimento da população idosa em todo o mundo, o cuidado da saúde dos idosos deve ser cada vez mais reforçado. As recomendações vão da percepção de sintomas da doença e da mudança de comportamento, como reagir a cada mudança percebida e também ressaltar a importância do apoio familiar no tratamento do Alzheimer.

Contato

A Clínica da Mulher e do Idoso fica na rua Dr Guilherme da Motta Correa, 55 – Centro, antigo NIS e o telefone é o (41) 3614-1618.

Texto: Redação com assessoria

Publicado na edição 1281 – 30/09/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM