Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Nem sempre a família é organizada da forma tradicional, contudo é importante aproveitar o tempo que temos com aqueles que amamos de forma saudável e enriquecedora. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é comum ver os pais e os filhos, cada um num canto da casa, concentrados em seus computadores, vídeo games, smartphones e o contato uns com os outros, bem como a comunicação, falham. As atividades familiares, em casa, promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. Os pais podem sugerir aos filhos que convidem alguns amigos, vez ou outra, para participarem. Esta é uma boa oportunidade para os pais conhecê-los melhor.
Sugerimos, abaixo, algumas atividades, tanto para aqueles que têm pouco tempo durante a semana ou nos finais de semana, quanto para aqueles que podem dedicar-se um dia inteiro ou mais do que isso:

Filme e pipoca
Assistir um filme apropriado e divertido com a criançada, acompanhado de pipoca, pode parecer uma atividade corriqueira. Mas você pode ser criativo, se deixar a sala escura ou fizer ingressos de papel, por exemplo. Incentive a imaginação das crianças. No final, sente-se com elas para debater sobre as mensagens transmitidas pelo filme. É interessante direcionar perguntas sobre cenas específicas em que uma lição importante é ensinada com pistas, até que elas respondam corretamente. É válido deixar que elas o assistam novamente em outra ocasião, para que possam reconhecer as mensagens que passaram despercebidas.

Piquenique
Faça-o no quintal ou dentro de casa. Escolha qualquer espaço livre ou afaste os móveis para estender uma toalha. Faça alguns dos principais petiscos que as crianças gostam. Inclua música e brincadeiras.

Acampamento
Monte uma barraca no quintal. Se não dispor de uma barraca, coloque um lençol estendido sobre fios suspensos ou varais. Forre o chão com um acolchoado. Improvise uma barraca mesmo dentro de casa. Planeje atividades divertidas como caça ao tesouro, trilha (se o quintal for grande) e outras que se adequem ao espaço e recursos que estiverem à disposição.

Leitura e invenção de histórias
Com um banquinho ou uma estante pode-se improvisar um teatrinho. As crianças podem narrar de forma interativa as historinhas de seus livros infantis ou dramatizá-las. Podem também inventar personagens e histórias. O importante é que se sintam livres para expressar e soltar a imaginação.

Ginástica e esporte
Exercitem-se juntos, batendo uma bola, pulando corda, amarelinha, dançando ou fazendo qualquer exercício que gostem. É uma ótima oportunidade para ensinar o valor dos hábitos saudáveis. Crie uma rotina de exercícios nas férias. Entretanto, evite os exageros.

Desfile de moda
Façam um desfile de roupa, maquiagem, penteado e fantasias de super heróis. Abra caminho na sala ou no quintal. Você pode usar essa atividade para reafirmar os padrões de vestimenta adotados pela sua família. As crianças vão adorar!

O importante é manter a criançada ocupada com atividades saudáveis que promovam a interação e o aprendizado, de forma que se socializem e estreitem os laços com outras crianças e com os próprios pais. Importante enfatizar, que dependendo da faixa etária da criança, recomenda-se a supervisão de um adulto durante as brincadeiras.

Texto: Departamento de Educação Especial

Publicado na edição 1294 – 13/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Tempo de aprender

Somos seres sociais, coletivos, aprendizes em constante transformação, e em todo lugar e tempo somos