Araucária PR, , 25°C

A partir desta sexta-feira (24), todos os professores, diretores, pedagogos e funcionários de colégios da rede estadual podem utilizar um aplicativo gratuitamente para agendar e realizar tele consultas com um psicólogo. O serviço contempla tanto os profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) quanto os temporários (do PSS) e também é oferecido a servidores que atuam na Seed-PR e nos Núcleos Regionais de Educação.
O atendimento é realizado por 20 psicólogos selecionados pela UEL. Os profissionais também podem fazer encaminhamentos a psiquiatras, de acordo com a necessidade do paciente.
A fase de testes do aplicativo começou em maio, em dois Núcleos Regionais da Educação (de Foz do Iguaçu e Toledo), expandindo a oferta gradativamente. Nas fases finais de teste, no mês de junho, a plataforma alcançou 980 cadastros. Agora, a ferramenta está disponível para 80 mil profissionais da educação da rede estadual. A partir do segundo semestre, tem início um estudo para avaliar as possibilidades de oferta de atendimento aos alunos.
“Com a pandemia, o número de afastamentos por doenças da mente aumentou. Esse retorno presencial foi difícil para muita gente. Essa foi a nossa principal motivação”, disse Taciana Fenili de Santana, chefe de Recursos Humanos da Seed-PR, durante o evento de lançamento do aplicativo. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (24) no Canal da Música, em Curitiba.
Os resultados esperados são a redução de casos de ansiedade e estresse entre professores, proporcionando melhores condições de trabalho e, consequentemente, menos afastamentos. “O professor ganha qualidade de vida, e os estudantes ganham professores saudáveis emocionalmente”, afirma Taciana.
“Queremos fomentar um ambiente escolar mais saudável. Estamos discutindo com o Conselho Federal de Psicologia e outros atores sobre qual é a melhor forma de atender os nossos alunos, garantindo a qualidade desse serviço”, diz Vinicius Neiva, diretor-geral da Seed.
Como utilizar o aplicativo — O Bem Cuidar está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Após realizar o download do app no smartphone, é preciso fazer um rápido cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis.
A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. O professor, então, deve se conectar a plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão on-line. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.
Presenças — Participaram do evento de lançamento do Bem Cuidar nesta sexta-feira (24), no Canal da Música, em Curitiba, o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder; o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; a coordenadora do projeto Bem Cuidar, representando a UEL, Daniela Frizon Alfieri; o chefe da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurélio Pelegrina; a representante do Conselho Estadual de Educação, Christiane Kaminski; o presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; além de representantes de universidades estaduais, da Seed-PR, de Núcleos Regionais de Educação e de colégios de Curitiba e da Região Metropolitana.

É lançado aplicativo para oferecer apoio psicológico aos professores pela Educação
Foto – divulgação

Texto: Assessoria

Leia outras notícias