Pesquisar
Close this search box.

Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Imagem de destaque - Eliziel Dutra: Coluna do Pescador
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Algumas semanas atrás, a previsão do tempo estava marcando temperaturas altas e sem sinal de nenhuma chuva. Agora o frio chegou, e um pouco de garoa já deixa a população preocupada, principalmente após os últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul. Faça a sua parte e ajude com doações!

A verificação da previsão do tempo e da fase da lua, é algo essencial e indispensável na vida de um pescador, lembrando que todo cuidado é pouco, e não se deve arriscar sua vida para conseguir pegar algum peixe. Os pescadores sempre devem tomar muito cuidado com sinal de alerta de tempestades e enchentes.

Falando sobre a lua, a fase que está no céu é a crescente. Ela ficará presente até o dia 22 de maio, e em seguida, a lua cheia irá surgir. Ressaltando que a crescente é uma fase regular, e não é garantido que o pescador irá voltar para casa com um peixe em mãos.

Confundir peixes é mais comum do que muitos imaginam. São milhares de peixes espalhados pelo mundo, e todos possuem famílias e subgrupos que os classificam. Não é diferente com o peixe Pitangola e o Olho-de-boi, onde ambos também são chamados de Olhete.

Entretanto, o Pitangola possui o nome científico ‘Seriola dumerili’ e o Olho-de-boi se chama ‘Seriola lalandi’, sendo os dois da família ‘Carangidae’. No primeiro momento, eles podem até parentar não ter muita diferença, mas se olhar minuciosamente, conseguirá ver esses detalhes.

Por exemplo, o Olho-de-boi é maior e mais pesado. Enquanto ele pode atingir o tamanho máximo de 2 metros e pesar 50 kg, o Pitangola alcança cerca de 1 metro e pesa por volta de 15 kg. Além disso, considerando suas medidas, o último citado possui um corpo menor, mas sua barbatana é maior do que o do Seriola lalandi. Um detalhe importante, é que a carne do Pitangola é mais saudável e suave e o do Olho-de-boi é mais gordurosa.

Os pescadores conseguem encontrar o Dumerili nas regiões mais rasas do mar. Já o Lalandi pode ser encontrado em variadas profundidades.

Melhor viver pescando, do que morrer trabalhando. Bora pescar pra viver mais? Boa pescaria a todos!