Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

O documento de identidade pode ser feito em qualquer idade
O documento de identidade pode ser feito em qualquer idade

Desde o dia 25 de agosto, as pessoas interessadas em emitir a 2ª via ou o RG original têm a comodidade de agendar o serviço sem precisar sair de casa. Isso porque o agendamento poderá ser feito via internet, diretamente no site do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br). O processo é simples, basta clicar na opção “agendamento on-line”, optar pela cidade de Araucária e seguir todos os passos solicitados.

Segundo a coordenadora do Posto de Identificação de Araucária, Iara Aparecida Antunes da Silva, a implantação do agendamento eletrônico tem ajudado a reduzir o tempo de espera pelo documento e as constantes filas no posto do Instituto. “Muitas pessoas ainda desconhecem o novo serviço, mas tem sido muito positivo porque além de oferecer comodidade, o sistema garante mais eficiência e agilidade, organizando o atendimento por data e faixas de horário”, disse.

Iara lembra que as pessoas que não possuem acesso à internet podem se dirigir ao Posto de Identificação para agendar seu atendimento no local. No entanto, o agendamento é aberto somente na quarta-feira, a partir das 9h30, para a semana seguinte. “Temos uma média de 44 atendimentos por dia, sendo 24 agendados via internet, alguns preferenciais e cerca de 10 presenciais. Aos poucos, todos vão conhecendo o novo serviço, que só tende a trazer melhorias. Antes as pessoas tinham que chegar ao posto por volta das 6 horas pra garantir uma senha, muitos ficavam sem café da manhã, sem almoço, passavam mal na fila, era um sofrimento”, comentou.

site

Documentos necessários

A Carteira de Trabalho é direito de todo cidadão e pode ser tirada gratuitamente por qualquer pessoa, em qualquer idade. No entanto, conforme observa a coordenadora Iara, é recomendável que o documento seja atualizado, pelo menos, a cada 10 anos, para atualização da fotografia.

“Hoje as pessoas estão requerendo o RG cada vez mais cedo. Já atendi casos de pais que vieram fazer a carteira de identidade de bebês com poucos dias de vida. Isso porque tem sido uma exigência de convênios, escolas, Previdência e outros órgãos”, esclarece.

Os documentos necessários são: certidão de nascimento original e sem rasuras e, se for menor de idade, deverá estar acompanhado do pai ou responsável e este terá que apresentar um documento com foto.

Nos casos de retificação de dados, como troca de sobrenome para quem se casou, é necessário apresentar a certidão de casamento original.

A apresentação do CPF para constar o número no RG é opcional.

Serviço

O Posto de Identificação de Araucária fica nos fundos da Delegacia da Mulher e do Adolescente, na rua Honestálio Guimarães, 106 – Centro. O telefone é o 3901-5207 e o horário de funcionamento é das 9h às 17h.

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM