Na manhã desta quarta-feira (30), uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) localizou uma grande quantidade de resíduos descartados irregularmente em um terreno no Thomaz Coelho. Entre os objetos, muitas seringas com agulhas. Se identificado, o responsável pelo descarte irregular pode ser punido com multa no valor de R$1.000. O município realiza a coleta de diversos materiais, incluindo recicláveis, volumosos e seringas. Não há justificativa para o descarte irregular desses materiais, algo que pode ser caracterizado como crime ambiental.

Em janeiro deste ano, uma denúncia levou uma equipe da SMMA a um local de descarte de seringas usadas (com agulhas) no bairro Fazenda Velha. Além da questão ambiental, essa prática pode ocasionar em acidentes e ameaça à saúde das pessoas. De acordo com o artigo 133, da Lei Municipal Complementar nº 23/2020 “todos os resíduos deverão ser separados, armazenados, transportados e destinados de forma ambientalmente correta, com base no Código Ambiental e demais legislações vigentes”.

No caso das seringas, um resíduo infectante, a SMMA orienta que elas devem ser descartadas na coleta de orgânicos ou de recicláveis. Porém, devem estar armazenadas em embalagem específica que pode ser obtida em qualquer unidade básica de saúde (UBS) do município. As UBS podem orientar sobre outros detalhes desse tipo de material de saúde. O descarte sem o devido cuidado de embalar adequadamente também pode colocar em risco a saúde dos trabalhadores da limpeza pública, mesmo com uso de equipamentos de proteção individual. Em 2021, cerca de 10 profissionais da limpeza pública foram feridos por materiais cortantes, precisando fazer exames, uso de medicamentos preventivos e acompanhamento de saúde por cerca de 6 meses.

DENUNCIE – A colaboração dos moradores é fundamental para evitar esse tipo de risco aos trabalhadores da coleta de lixo, bem como aos outros envolvidos no ciclo de destino de materiais, como as pessoas que trabalham na triagem dos recicláveis. Se acaso algum morador presenciar o descarte irregular de agulhas, pode denunciar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (41)3614-7480, sempre informando detalhes do ocorrido, local e quando possível apresentar alguma prova, como placa de carro, foto ou vídeo.

Foto – divulgação

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp