Atuando em uma comunidade carente, a equipe pedagógica da Escola Ceci da Silva Cantador procurava uma maneira de ajudar os moradores da região. Por isso, decidiu transformar um evento interno da escola em algo que envolvesse familiares, amigos, vizinhos e todos que se interessassem em participar. “Preparamos, então, uma ação cidadã e conseguimos envolver mais de 400 pessoas”, comemora Naiane Camargo Bubiniak, diretora da instituição.
O evento aconteceu no último sábado, 30 de maio, das 9h30 às 14h, e ofereceu atividades recreativas para a criançada, serviços gratuitos para os adultos e muitas apresentações. “Eu, por exemplo, aproveitei para receber informações na área jurídica com a OAB Araucária e acompanhei o pessoal da enfermagem da Faculdade Santa Cruz que estava medindo pressão e fazendo o exame de mama. Sem contar que recebi informações sobre orçamento familiar e quase deu tempo de receber uma massagem”, conta Samira Ribeiro Stczaukoski, mãe de um dos alunos da escola.
Além dessas atividades, muitos participantes tiveram a oportunidade de cortar o cabelo, fazer as unhas e ainda tirar dúvidas a respeito de diversos assuntos. “A Secretaria do Trabalho e Emprego encaminhou os interessados para cursos e falou da carteira de trabalho, o Conselho de Direitos da Mulher trouxe orientações na área feminina e a Associação de Pais dos Deficientes Auditivos também colaborou”, conta a diretora.
Para completar, representantes da Herbalife apresentaram diversas dicas de saúde e a Secretaria de Esporte e Lazer ficou encarregada da animação da criançada com brinquedos e atividades recreativas. “Queremos agradecer a todos que colaboraram, se apresentaram e trouxeram seu conhecimento voluntariamente para tornar esse evento tão especial. Agora, contamos com vocês nas próximas edições”, finaliza Naiane.
Texto: Raquel Derevecki / Fotos: everson santos