Escola realiza aula de campo em Foz do Iguaçu

Todos os anos, os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal João Sperandio realizam um passeio especial durante as aulas de Geografia. No entanto, a viagem nunca havia acontecido pelos ares. Até este ano! No último dia 19 de novembro, 23 alunos e 14 adultos da comunidade escolar visitaram Foz do Iguaçu de avião e aproveitaram cada momento. “A viagem foi muito impressionante porque foi a primeira vez que eu andei de avião”, conta a pequena Evelin Leal Goulart.
Para isso, ela e os colegas se encontraram às 5h30 em frente à escola e seguiram para o Aeroporto Afonso Pena. “Nós decolamos às 9h56 e, às 11h15 já estávamos em Foz, onde um ônibus nos aguardava para seguirmos até o Parque das Aves”, conta a pedagoga Criceli Wolski.
Segundo ela, os viajantes conheceram o parque, almoçaram, e seguiram para o ponto alto do passeio: as Cataratas do Iguaçu. “Por ser uma das sete maravilhas do mundo, os alunos estavam empolgadíssimos para conhecer o lugar, e foi realmente lindo! Lá nós tiramos fotos, fizemos a trilha de 1,5km e chegamos na passarela bem próximo das quedas”, conta. “Nos molhamos bastante nessa ponte, mas foi muito legal!”, completa a estudante Viviane Trzakos.
Além de conhecer o lugar, os estudantes ainda aproveitaram para gravar os conteúdos abordados em sala de aula e tiraram dúvidas. “Eu aprendi que o Rio Iguaçu é muito importante e que, ainda que ele saia sujo daqui, a natureza faz uma limpeza nele no caminho até Foz”, explica a pequena Bruna Leticia Abreu.
Depois da aula especial, os alunos ainda conheceram o Vale dos Dinossauros, onde descobriram curiosidades a respeito desses animais pré-históricos. “Só que o dia passou muito rápido e, às 18h30, já estávamos seguindo para o aeroporto”, conta a pedagoga, que agradece a todos que participaram do passeio. “Em especial à diretora Jocire, que não mediu esforços me ajudando o tempo todo na organização, à professora Kelly que trabalhou o conteúdo com os alunos durante o ano, à nossa guia Santina e a todos os professores, pais e funcionários que nos deram suporte. Agora, aguardem, pois no ano que vem teremos mais!”, adianta.
Texto: Raquel Derevecki / FOTO: DIVULGAÇÃO
