O estudante Mateus Gotfrid Storrer, de 14 anos, está no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Julio Szymanski, e desenvolveu um joguinho para celular chamado “Math Bird”, que estimula a aprendizagem da matemática. Mateus sempre gostou de jogos em geral, mas a ideia do aplicativo se concretizou após ele concluir o curso Edutech, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação, que ofereceu aos estudantes a oportunidade de acessar a plataforma da Alura Educacional e aprender a desenvolver games e aplicativos. Mateus se dedicou nas aulas e criou o seu primeiro jogo, um divertido game que auxilia crianças a aprenderem a tabuada brincando.

“Como sempre gostei de jogos, um dia achei no YouTube um vídeo de como usar o Scratch (uma ferramenta de criar jogos) e comecei a ficar curioso com a ideia. Até que meus pais viram o curso que a escola disponibilizou, o Edutech, que ensinava sobre programação. Treinei durante muito tempo e depois passei a usar a plataforma Construct 3, também de criação de jogos, porém mais avançada do que o Scratch. Quando finalizei o curso eu comecei a pensar junto com meu pai sobre o Math Bird. Passados uns 4 meses, conseguimos lançar o jogo”, conta o estudante.

Mateus disse que a ideia de focar o jogo na tabuada foi para ajudar as crianças, que podem estudar enquanto jogam. “Percebemos que as crianças geralmente tem mais dificuldade em matemática, e queríamos fazer uma espécie de exercício para ajudá-las a aprender a fazer contas de multiplicação”, explicou.

Mais de 300 downloads

O jogo está disponível para download gratuito na Play Store desde o dia 5 de abril. “No momento já são 348 downloads, eu fico acompanhando e percebo que os números estão sempre aumentando”, comemorou Mateus.  O link para baixar o jogo é o

Este foi o primeiro jogo criado por Mateus que foi postado, mas ele já havia criado vários outros games, para praticar seus conhecimentos. “Durante a pandemia me dediquei a estudar programação, com incentivo do meu pai, que é programador. Nesse tempo, dei início ao projeto GotGames. O objetivo é criar jogos educativos para Androids, estimulando as crianças a aprenderem de forma lúdica e prazerosa”, diz o jovem.  

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp