Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) apagou já na manhã deste sábado, 20 de janeiro, uma frase racista que havia sido pichada no muro lateral da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres.

A frase “Negros Fedidos”, acompanhada dos numerais 14-88 e do desenho de uma variação da cruz céltica haviam sido pichadas no muro da Escola, que fica de frente a uma das entradas do Parque Cachoeira, na rua Ceará, entre quinta ou sexta-feira desta semana.

De acordo com a SMOP, o trabalho realizado ontem foi apenas paliativo, para cobrir a expressão criminosa. Nossos próximos dias, o muro será pintado.

Na página de O Popular no Facebook, a matéria informando que expressões racistas e nazistas haviam sido pichadas no muro da escola gerou bastante revolta. Foi uma de nossas leitoras, aliás, que chamou a atenção para o teor do símbolo “14/88”.

Acontece que essa expressão “14-88” é usada predominantemente por nacionalistas brancos. Segundo consta no site da Wikipédia, o número 14 se refere a dois slogans de 14 palavras: “devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as crianças brancas” e “porque a beleza das mulheres Brancas Arianas não deve desaparecer da Terra”.

Os slogans, acrescenta a Wikipédia, foram criados por David Lane, membro da organização branco-separatista The Order. O primeiro slogan foi inspirado em um trecho de 88 palavras do livro Mein Kampf, de Adolf Hitler.

Funcionário da Prefeitura cobre a pichação racista feita no muro da Escola Archelau (Foto: Marco Charneski)
Muro já com a pichação apagada. Prefeitura disse que irá repintar o muro nos próximos dias (Foto: Divulgação)

 

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM