Fábio Alceu faz balanço de um ano à frente da Secretaria de Obras

Secretário fiscaliza construção da nova Escola Elírio Alves Pinto, no Fonte Nova, que deve ser inaugurada nos próximos meses
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Secretário fiscaliza construção da nova Escola Elírio Alves Pinto, no Fonte Nova, que deve ser inaugurada nos próximos meses
Secretário fiscaliza construção da nova Escola Elírio Alves Pinto, no Fonte Nova, que deve ser inaugurada nos próximos meses

Desde que assumiu o comando da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), em meados de outubro de 2014, o engenheiro civil Fábio Alceu Fernandes deu nova cara a pasta que é o carro chefe da administração do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB).

Quando Fábio Alceu assumiu a Secretaria de Obras, o local se transformou. O setor, que mais parecia um comitê eleitoral, praticamente uma Prefeitura à parte das demais secretarias, voltou a se comportar como mais uma engrenagem da administração municipal. E, o mais interessante, tudo isso foi feito sem que a SMOP perdesse sua natureza fim, que é atender, dentro de suas limitações, a demanda de obras da cidade. “Quando assumi a Secretaria de Obras fiz questão de deixar claro a todos que não estávamos ali para nos promovermos. Estávamos ali para promovermos a cidade e tudo o que fizéssemos não era mérito deste ou daquele e sim mérito da equipe, equipe esta que é liderada pelo prefeito Olizandro”, destacou o secretário.

Em tempos em que Araucária enfrenta uma grave crise financeira, com seu orçamento anual sendo quase que completamente consumido com a manutenção da máquina pública sobra pouco ou quase nada para novos investimentos. E é justamente aí que a captação de recursos externos acaba sendo uma válvula de escape para que a cidade possa realizar as obras de que precisa. “Temos que dar os méritos desses milhões que estamos investindo em obras pela cidade ao prefeito Olizandro. Ele não se conformou, foi atrás destes recursos e nos confiou o trabalho de elaborar os projetos e tocar essas obras e, graças a Deus, estamos tendo sucesso nesta missão”, ponderou.

Para se ter uma ideia do tamanho do investimento que Arau­cária está recebendo, Fábio estima que só de asfalto, entre obras tocadas com recursos próprios e aqueles oriundos de financiamento, o valor ultrapassa a casa dos R$ 60 milhões. “Isto contando as obras deste meu tempo em que estou secretário”, pondera.

Hoje, de acordo com Fábio Alceu, a Secretaria de Obras está presente em todos os cantos da cidade, seja com obras de pavimentação, construções, serviços de roçada, operações tapa-buracos, entre ou­tras ações. “Estamos fazendo o possível para atender todos os pedidos que nos chegam. E quando não podemos atender a solicitação da comunidade não enrolamos. Explicamos as razões e registramos essas solicitações para, quando o orçamento permitir, fazer o atendimento”, garante.

Obras vão do Tupy ao Barigui

Fábio Alceu com Olizandro e Ratinho Jr, na SEDU
Fábio Alceu com Olizandro e Ratinho Jr, na SEDU

Com pouco mais de um ano à frente da Secretaria de O­bras, Fábio Alceu se diz grato em ver o trabalho que sua equipe vem realizando. “É claro que gostaríamos de estar fazendo muito mais, mas é gratificante visitar a região do Campina da Barra é ver o estádio do Tupy quase pronto depois das dificuldades que enfrentamos para tirar esse projeto do papel. Assim como é reconfortante saber que lá do outro lado da cidade, no Barigui, também conseguimos levar a gestão do prefeito Olizandro, onde nas próximas semanas iniciaremos as obras de pavimentação de mais um trecho da Avenida Centenário”, acrescenta. Outra obra lembrada pelo titular da SMOP é a construção da Escola Elírio, que entra agora em sua fase de acabamento. “A parte estrutural está concluída e a empreiteira inicia agora a parte final do trabalho. Se tudo ocorrer dentro do planejado, já nos próximos meses o prefeito Olizandro entregará o prédio para os alunos daquela comunidade”, afirma.

E ele ainda cita algumas ações da Secretaria de Obras em outras regiões. “O prefeito Olizandro sempre pediu para que essas obras beneficiassem o maior número de bairros possível e é sempre pensando nisso quando elaboramos os projetos de obras. Hoje, por exemplo, estamos dando cara nova a vários loteamentos do Costeira, do Porto Laranjeiras, do Capela Velha, do Boqueirão, enfim, de toda a cidade”, salienta. Fábio ainda menciona os investimentos realizados na área rural da cidade. “Compramos maquinário novo para todos os distritos de nossa área rural, o que dá mais agilidade na execução da manutenção de estradas e também no suporte a quem mora no campo”, explica.

Secretário fala de investimentos em 2016

Secretário e sua diretora geral acompanham obras de reurbanização no Costeira
Secretário e sua diretora geral acompanham obras de reurbanização no Costeira

A menos de doze meses do final do mandato do prefeito Olizandro, Fábio Alceu garante que a ordem do prefeito é não tirar o pé do acelerador agora em 2016. “Nós aqui da SMOP já iniciamos este ano em ritmo acelerado. Agora em janeiro mesmo conseguimos finalizar as licitações para pavimentação do Pequim, Itaipu e Avenida Centenário”, elencou.

Ainda segundo ele, a ideia é iniciar nos próximos meses as o­bras de reurbanização do jardim Condor, do Barigui, Monalisa, Iguatemi, mais um trecho da estrada do Campo Redondo, além de toda região central da cidade.

E para não dizer que as o­bras estão concentradas somente em asfalto, Fábio lembra que em breve deve ser iniciada a licitação para construção de sete novos Cmeis na cidade. “Também estamos responsáveis aqui pelo projeto de reforma de diversas escolas e Cmeis, que vamos iniciar já agora em fevereiro, além das adequações dos imóveis que estamos locando para ins­talar novas creches”, cita.

Outro projeto que o secretário quer ver sair do papel é a reforma das praças do Seminário, Bíblia, Manoel Bandeira e Sol Nascente, além da cons­trução de outras duas: uma no terreno que fica em frente à Escola Archelau de Almeida Torres e outra na Avenida dos Pinheirais. “Infelizmente houve problemas com os recursos do BRDE que utilizaríamos para executar essas praças, mas nos últimos dias o Governo do Estado já nos indicou isto está sendo solucionado e, se Deus quiser, vamos tirar essas obras do papel”.

Ainda sobre os recursos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o secretário lembra que outra parte desse financiamento será utilizada para construção de dez quadras cobertas em escolas municipais. “Algumas dessas escolas já têm quadras e faremos somente a cobertura e, em outras, faremos tanto a quadra quanto a cobertura”, finaliza.

Construção e reforma de Cmeis são prioridade da SMOP neste ano
pág 6_7 geral.indd
Um dos grandes desafios da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) neste ano de 2016 é efetivar o plano traçado pelo prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) de trazer à normalidade a busca das famílias araucarienses por uma vaga nos centros municipais de educação infantil da cidade.

Segundo Fábio Alceu, desde o ano passado, os técnicos da pasta, em conjunto com a Se­cretaria Municipal de Educação (SMED) vêm trabalhando constantemente na adequação dos Cmeis da cidade que estão com problemas junto à Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. Mais recentemente, o trabalho também tem se concentrado na adaptação de prédios locados pela Prefeitura em vários pontos da cidade para servir como creches.

Além disso, a SMOP quer lançar já nos próximos dias a fase externa da licitação que escolha as empresas que exe­cutarão sete novos Cmeis no Município (no quadro, veja onde essas instituições serão construídas. Só nestas obras o investimento é de quase R$ 13 milhões. “Ver essa licitação finalmente saindo do papel é muito gratificante, pois tivemos que praticamente refazer todos os projetos dessas obras e fizemos tudo isso com pessoal próprio aqui da SMOP”, comenta Fábio.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTOS: MARCO CHARNESKI / divulgação / MARCO CHARNESKI

Compartilhar
PUBLICIDADE