Pesquisar
Close this search box.

Falta de estrutura em CMEI preocupa os pais

CMEI funciona em imóvel locado e precisa receber adaptações
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Falta de estrutura em CMEI preocupa os pais
CMEI funciona em imóvel locado e precisa receber adaptações

 

A falta de estrutura adequada para atender as crianças no CMEI Manoel Bandeira II, no Jardim Iguaçu, está deixando os pais incomodados. O Centro abriu no segundo semestre de 2016 e, segundo eles, apresenta diversos problemas.
O toldo que cobre o corredor entre as salas está rasgado, não protegendo o imóvel da chuva; o piso é muito liso; faltam materiais pedagógicos e brinquedos; as salas são muito pequenas para acomodar berços, por isso as crianças precisam dormir nos carrinhos ou em colchões no chão. Estes são alguns dos problemas relatados pelos pais.

Preocupada com a situação, Ana Paula Nepomuceno Sanches, que tem um filho no berçário I, procurou a 2ª Promotoria de Justiça de Araucária, para pedir providências. Ela fez um Termo de Declaração registrando as reclamações, alegando também no documento que, quando procurada pelos pais, a direção do CMEI chegou a orientá-los a procurar a Prefeitura para cobrar soluções sobre a falta de materiais e benfeitorias, o que não ocorreu.

Cobrando providências

Na sexta-feira, 26 de maio, o promotor de justiça David Kerber de Aguiar convocou o secretário municipal de Educação Henrique Rodolfo Theobald e a diretora do CMEI Manoel Bandeira II Célia Bosquet para que os mesmos pudessem dar explicações sobre a situação da instituição. Na ocasião Henrique esclareceu que a licitação para a troca do toldo já está em andamento, também apresentou certificados da Vigilância Sanitária atestando que o CMEI funciona dentro das normas exigidas, também mencionou que a autorização do Corpo de Bombeiros também está em dia. Já a diretora Célia esclareceu que problemas menores como a falta de materiais didáticos, rampa, pedras, toldos, reatores de lâmpadas, entre outros, já estão sendo providenciados pela administração.

“A Secretaria de Educação se comprometeu a regularizar todas as pendências no prazo de quatro meses. Para isso, marcamos uma nova reunião para o dia 3 de outubro, às 9 horas, aqui na Promotoria”, explicou o promotor David.

Mais amplo

O secretário Henrique Theobald comentou que a licitação para a toca de toldos vai abranger outros CMEIs que também precisam de benfeitorias. “Aos poucos estamos providenciando melhorias nas unidades educacionais de Araucária. Também assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com a Vigilância Sanitária e no prazo de até seis meses queremos regularizar todas as pendências. É importante esclarecer também que o espaço do CMEI Manoel Bandeira II é locado e, obviamente, isso implica na necessidade de adaptações que estão sendo providenciadas. Quanto à questão de espaço é preciso deixar claro que o número de crianças e de profissionais leva em conta o tamanho de cada sala, conforme a resolução de 2016 do Conselho Municipal de Educação”, elucidou.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos