Araucária PR, , 16°C

Kerolyn foi diagnosticada com osteosarcoma e teve que amputar um dos braços. Foto: divulgação
Família cria vakinha online para custear tratamento de jovem com câncer
Kerolyn foi diagnosticada com osteosarcoma e teve que amputar um dos braços. Foto: divulgação

Aos 17 anos, Kerolyn Vitória Siqueira Osga Colaço foi diagnosticada com osteosarcoma, um tipo de câncer que se desenvolve nos ossos. Enfrentando bravamente há dois meses o tratamento contra a doença, a jovem está sendo atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, a soma das despesas com transporte, alimentação e medicamentos vem preocupando a família. Da necessidade surgiu a ideia de criar uma vaquinha online. O valor arrecadado auxiliará a araucariense a arcar com os custos durante o tratamento e na aquisição de uma prótese para o membro superior, amputado recentemente por conta da doença.

Alegre e extrovertida, a moradora do Jardim Tupy descobriu em agosto deste ano o osteosarcoma, localizado no ombro esquerdo, em estágio avançado. Sem alternativas para conter o câncer, Kerolyn precisou amputar o membro afetado. Também conhecida como sarcoma osteogênico, a doença tem início nas células formadoras dos ossos e costuma se desenvolver em crianças e adolescentes. Apesar da intervenção cirúrgica, células cancerígenas se espalharam pelo corpo da jovem, chegando ao pulmão.

Tainá, tia da estudante, explica que a sobrinha se desloca todos dias até o Hospital Oncopediátrico Erastinho, em Curitiba, onde recebe os cuidados necessários para a cura da doença. Apesar do quadro estar evoluindo bem, Kerolyn continuará sendo tratada por, pelo menos, um ano. A jovem vem de uma família humilde e o tratamento contra o câncer é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, os custos de transporte, alimentação e medicação saem diretamente do orçamento familiar.

“Graças a Deus conseguimos o tratamento pelo SUS, porém temos vários gastos extras, como translado para o hospital, suplementos, farmácia e aluguel. Por isso fizemos essa vaquinha, para ajudar nos custos. Ela terá que continuar com a quimioterapia por um período para descartar a hipótese de células vivas cancerígenas”, conta Tainá.

Como ajudar

Enfrentando com fé os altos e baixos da quimioterapia, Kerolyn precisa da ajuda da comunidade para vencer a doença de uma vez por todas e poder realizar seus sonhos. A meta da vaquinha online é arrecadar R$30.000,00. Até o fechamento desta edição, já haviam sido doados R$800,00, um valor muito abaixo do que a jovem necessita.

Para doar basta acessar o link http://vaka.me/2453598 ou contribuir fazendo um PIX, na chave +5541987318979. “Qualquer ajuda será bem-vinda. Aceitamos cestas básicas e roupas também. Está sendo muito difícil, minha sobrinha sofreu várias queimaduras por conta dos curativos e ela queria começar a trabalhar, mas infelizmente essa doença atrapalhou. A amputação a afetou muito, mas ela é guerreira e forte”, conta a tia.

Texto: Katty Ferreira

Publicado na edição 1284 – 21/10/2021

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA