Compartilhe esta notícia
Famílias recebem títulos de posse de seus terrenos - notícias da Política  - O Popular do Paraná
Entrega aconteceu nesta terça-feira. Foto: Everson Santos

 

129 famílias araucarienses receberam na última terça-feira, 22 de janeiro, o título de posse para fins de moradia de seus terrenos na antiga ocupação irregular 21 de Outubro, no bairro Capela Velha.

A área, como se sabe, foi ocupada em 2001 e começou a ser regularizada pela Prefeitura em 2007. Do total de famílias que residiam no local, 174 foram reassentadas num terreno próximo, que ganhou o nome de Arvoredo 2. As outras 129, que receberam o título de posse esta semana, puderam permanecer no imóvel, já que o trecho em que essas casas estão não está sujeito a alagamentos.

No entanto, para que o que era uma ocupação se tornasse o Jardim 21 de Outubro, que agora está regularizado, foram necessárias diversas intervenções da Prefeitura, que melhorou a infraestrutura do local, pavimentou ruas, instalou galerias de águas pluviais, rede de esgoto e agora numeração predial, o que permitirá – inclusive – que em breve as ruas tenham CEPs e serviços dos Correios.

O processo de regularização da área levou mais de dez anos e custou mais de R$ 7 milhões. No entanto, para que essas 129 famílias recebam a escritura definitiva de seus imóveis e comecem a pagar por eles à Companhia de Habitação de Araucária (Cohab), que é quem gere o Fundo de Habitação do Município, ainda será necessário aguardar um pouco mais. Isto porque, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), os proprietários do imóvel entraram com uma ação contra o Município questionando o valor pago pela desapropriação. Não há qualquer risco de que a área tenha que ser devolvida. O questionamento é unicamente com relação ao valor.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1147 – 24/01/2019

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio