Pesquisar
Close this search box.

Grupo de dança Raça Campeira ajuda a preservar a cultura gaúcha

Imagem de destaque - Grupo de dança Raça Campeira ajuda a preservar a cultura gaúcha
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A tradição gaúcha tem grande importância para o Brasil por representar uma parte significativa da identidade cultural do país. Além de preservar valores sociais e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações, contribui para a diversidade cultural brasileira e fortalece o sentimento de pertencimento à região sul do país. O povo do Rio Grande do Sul tem muito aliados nesse resgate cultural, e um deles está em Araucária. Estamos falando do grupo de dança gaúcha Raça Campeira, fundado em 20 de setembro de 1989, pelo coordenador Jackson Bragato.

O grupo nasceu com o objetivo de ensinar as pessoas a dançar em bailes e formar novos dançarinos, ensinando as danças gauchescas mais tradicionais. Atualmente tem como responsáveis a professora Vera e o professor Fernando, além disso, conta com auxílio importante de instrutores. “Apesar de ser um grupo que tem como objetivo principal ensinar danças da cultura gaúcha, também ensina danças sertanejas, forró e flash back”, explicam os professores.

São aproximadamente 20 instrutores e cerca de 100 alunos atendidos por semana, incluindo algumas crianças. Os ensaios acontecem nas quintas-feiras, na Rua Pinguim, 1137, e nas sextas-feiras no salão da Capela do Campina das Pedras. Nas terças-feiras os ensaios acontecem sempre em local pré-determinado.

Como as aulas são avulsas, o grupo aceita novos integrantes a todo momento, independente do nível de aprendizado sobre dança que a pessoa tiver. O Raça Campeira também costuma se apresentar em rodeios, bailes, festas de escolas e em Igrejas. “Já fizemos eventos no Clube União 5 Jardins, na Arena Araucária, no Rodeio em Itapoá (SC) e em festas na Igreja do Campina das Pedras”, dizem os professores.

Segundo eles, se o grupo recebesse um apoio maior de empresas locais, poderia ter mais visibilidade, contribuído assim com o seu crescimento, levando adiante a sua missão de preservar a cultura gaúcha. “Precisamos de mais incentivo e apoio, porque queremos levar alegria ao povo araucariense, pois quem dança é mais feliz”, argumentam.

Para conhecer mais o grupo ou se tornar um apoiador, entre em contato pelos fones: (41) 99519-6549 com a professora Vera, ou (41) 99156-4093 com o professor Fernando. O Facebook do grupo é “Grupo Raça Campeira – Araucária”.