Pesquisar
Close this search box.

Grupo Poesia em Movimento convida população de Araucária para participar dos encontros

Imagem de destaque - Grupo Poesia em Movimento convida população de Araucária para participar dos encontros
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

É impressionante e inspirador ver o amor pela arte e pela literatura ainda presente nos corações dos araucarienses. Principalmente quando esse amor dura por anos, que é o caso dos integrantes do grupo Poesia em Movimento. O grupo seu uniu com outro, intitulado ‘Poesia com Movimento’ e atualmente é composto por José Arildo Vieira, Maria Eraides Klisicowicz, Lanuce Bueno, Antônio Brito de Lima, Joana, Eva Cooler, Arlieta Mansur Ferreira e José de Lima.

Um detalhe importante, é que o projeto não é exclusivo apenas para escritores e poetas, mas sim a todos aqueles que se expressam dentro das mais variadas artes, seja por meio da escrita, música ou até mesmo de pinturas e artesanatos.

Como resultado dos encontros, em 1993 foi publicado o livro ‘Poesia com Movimento’ pela Editora Pinha. Ao todo, a obra contou com a participação de dez poetas araucarienses, sendo eles: Alexandra Taubaté, Antônio Brito de Lima, Arlieta Mansur Ferreira, João Álvaro de Jesus (Dioni), Eliseu Voronkoff (in memorian), Eva Maria Coller, Genilza Neves dos Santos, Juarez Afonso Silveira, Neolimar Gouvêa e Sandra Guimarães Sagatio.

Em seguida, no ano de 1995, foi publicado o livro ‘Além de Nós’ também pela Editora Pinha. Nessa obra, não foram apenas autores de Araucária que participaram, mas também de Curitiba e Contenda, sendo ao todo 20 escritores.

Uma das participantes do grupo é a dona Maria Eraides, que está prestes a publicar um livro, onde conta sobre sua história de vida e sobre suas experiências. O livro ‘Poesias de Maria’ ainda está em fase de desenvolvimento. Outra integrante da equipe é Eva Maria, que além de escritora, cantora e contadora de histórias, também é atriz e professora.

José Arildo também é um personagem importante na história do grupo Poesia em Movimento, sempre participando ativamente das atividades do projeto. Sendo escritor, poeta, locutor amador e narrador, José Arildo possui muitas obras em seu nome, além de muitos projetos envolvendo a poesia na cidade, como por exemplo o Concurso de Poesia envolvendo escolas estaduais, municipais e particulares. O concurso resultou no livro intitulado ‘Araucária, minha terra, minha cidade’.

Os poetas José de Lima e Antônio Brito de Lima ressaltam a importância da literatura para toda a população e convidam a comunidade araucariense para comparecer no próximo encontro do grupo Poesia em Movimento. Eles se encontram mensalmente, no primeiro sábado de cada mês, das 9h às 11h30 na Biblioteca Pública de Araucária.

Todos os livros já publicados pelo grupo e por outros escritores araucarienses estão disponíveis na Bipa, que está localizada na Rua Alfredo Parodi, nº 427, no antigo prédio da APMI, no Centro.