A Guarda Ambiental de Araucária (GMA) apreendeu nove pássaros silvestres no jardim Tupy na tarde desta terça-feira (30). O flagrante se deu durante um patrulhamento da equipe na rua das Acácias, onde depararam-se com os animais mantidos em cativeiro sem autorização de órgão competente.
A GMA entrou na casa e fez contato com um dos moradores, E. B. C, 16 anos, que admitiu ser o dono dos pássaros, informou que não possuia nenhum documento que o permitisse manter as aves em cativeiro. Foram identificados pássaros das espécies Trinca Ferro, Pintassilgo, Coleiro, Canário Terra e Jacu.
Os animais da espécie Jacu foram imediatamente libertados em área verde próxima ao local da ocorrência. Como as outras aves se batiam muito nas gaiolas, foram encaminhadas primeiramente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) onde permanecerão até serem levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).
O dono da casa foi notificado a comparecer na SMMA no início do próximo mês e lá poderá ser multado de acordo com a classificação das aves.
Texto: RAFAELA CARVALHO / fotos: guarda municipal