Acompanhando as tendências tecnológicas, a Guarda Municipal de Araucária (GMA) apresenta uma nova ferramenta prática e eficaz, de suporte às ações de segurança pública do município: o aplicativo 153 Araucária, desenvolvido em uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança com a Secretaria Municipal de Planejamento. O app permite que os cidadãos solicitem atendimentos à GMA e façam denúncias de crimes.
A iniciativa vem para somar com o trabalho do Centro de Controle de Operações (CCO), que possuí uma central telefônica com atendimento 24 horas, através do número 153 – a principal porta de entrada para as diferentes demandas da Guarda Municipal.
De acordo com os idealizadores do projeto, futuramente serão implantados outros serviços na plataforma, o que trará mais facilidades no atendimento à população. “O aplicativo foi desenvolvido com o que há de mais moderno para aplicativos mobile, que nesse momento é disponibilizado apenas para sistemas Android. É de fácil acesso aos usuários, que poderão utilizar o aplicativo de forma muito simplificada”, comenta o programador responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, Leandro Soldi.
Atualmente a ferramenta está disponível apenas para celulares com sistema Android. Além de possibilitar a denúncia de ocorrências, no app as pessoas podem acessar notícias da Secretaria Municipal de Segurança Pública, tem acesso a lista de telefones úteis (Bombeiro, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Prefeitura e Departamento de Trânsito) e ao chat por whatsapp da Prefeitura de Araucária – Assistente Virtual.
As solicitações de atendimentos e/ou denúncias serão automaticamente encaminhadas para o Centro de Controle de Operações (CCO), podendo ser anônimas ou não. O fato poderá ser urgente (estar acontecendo no momento e ser classificado como tal pelo perigo que apresenta – segundo avaliação da equipe de plantão, que irá verificar necessidade de envio imediato de viatura para atendimento ou posterior averiguação). A denúncia pode ser ainda de ocorrido anterior ou situação duradoura, como maus tratos, tráfico, crime ambiental. Confira as opções disponíveis no menu do aplicativo sobre causa/origem do chamado:
Abandono
Assédio sexual
Denúncia de tráfico de drogas
Corrupção de menores
Crime ambiental
Defesa Civil
Roubo
Furto
Invasão de propriedade particular
Lesão corporal
Maus tratos
Pichação/grafitagem monumento ou edificação
Disparo de arma de fogo
Perturbação da tranqüilidade ou sossego
Tráfico
Vias de fato
Outros
Baixe o app
Para obter o aplicativo 153 Araucária (CLIQUE AQUI) nos smartphones com sistema Android, é necessário acessar a PLAY STORE. Em seguida no campo de pesquisa digitar 153 Araucária e escolher opção com o Brasão oficial da Guarda Municipal de Araucária para instalar no aparelho. O primeiro acesso requer o preenchimento de formulário e de confirmação por e-mail.

A comunicação falsa de crime ou de contravenção tem pena prevista no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção de um a seis meses ou multa”.

Foto – divulgação

Texto: Assessoria

VEJA TAMBÉM

Compartilhe