Abandonado há praticamente 25 anos, o Parque do Passaúna deve finalmente ser revitalizado, passando a beneficiar milhares de famílias da região do grande Capela Velha e também de todos os outros bairros de Araucária.

Detalhes para fazer com que o espaço volte a funcionar foram discutidos esta semana num encontro que reuniu o prefeito Gustavo Botogoski (PL) e o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, que veio a cidade para uma visita técnica na terça-feira, 22 de julho. “O Greca nos deu sinal verde para tocarmos esse projeto que trará mais qualidade de vida para as cinco mil famílias que residem na região, valorizando imóveis e descentralizando os equipamentos públicos, beneficiando as pessoas que mais precisam”, analisou o prefeito.

Um dos principais entusiastas do projeto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Rodrigo Mello, explicou qual é a ideia da Prefeitura e do Governo do Estado para o Parque do Passaúna. “Aquele parque é uma das áreas mais lindas de todo o entorno da represa. É um absurdo termos aquilo ali fechado e o prefeito Gustavo nos deu a missão de tocar esse projeto”, comentou.

A ideia de Gustavo e Greca é investir algo em torno de R$ 25 milhões para dar ao Capela Velha uma área de contemplação ambiental e de lazer completa. O espaço, inclusive, deve ser rebatizado de Parque Ambiental Capela Velha. “Os recursos para tirar o projeto do papel já existem. Pretendemos utilizar ali parte dos valores pagos pela Petrobras como medida de compensação pela ampliação da Repar, ali no ano de 2010. Este valor está depositado numa conta judicial e já há um pré-acordo entre Prefeitura e Estado para liberá-lo para custeio da revitalização do Parque”, adiantou Tiago.

Tiago explica que o projeto que será implantado no local prevê a construção de três mirantes para que os visitantes tenham uma vista privilegiada da represa. As áreas de lazer incluem ainda churrasqueiras e pistas de caminhada e para pedalar, além de um trecho para trilhas, tudo em sintonia com a natureza daquela região. Já o espaço destinado a prática de esportes inclui uma área para prática de várias modalidades de atletismo. Também está contemplado a construção uma grande pista de skate, do tipo park. Quadras de futebol de salão, vôlei, basquete, vôlei de praia e tênis integrarão o complexo. Também existe a previsão da construção de uma concha acústica, para que os artistas locais possam desenvolver ali alguns projetos culturais.

Gustavo e Greca fecham acordo para reativar parque do Passaúna
Secretário de Meio Ambiente já corre contra o tempo para que projeto seja licitado no início de 2026.

O setor de facilities do parque inclui banheiros, estacionamento e serviço de atendimento ao usuário. Tiago explica que, depois de pronto, o Parque Ambiental Capela Velha será um dos equipamentos de esporte e lazer mais completo de toda a região metropolitana de Curitiba. “Como determinou o prefeito Gustavo, faremos ali um espaço multiuso, que possa ser ocupado pelos moradores da região durante todo o dia, gerando a sensação de pertencimento por toda aquela comunidade”, finalizou.

A ideia é que ao longo deste segundo semestre toda parte burocrática do projeto seja alinhada, de modo que no início de 2026 a requalificação do parque possa ser licitada.

Edição n.º 1475.