Hissam e Ratinho Jr. discutem investimentos para Araucária | Araucária
Compartilhe esta notícia:
Foto: divulgação

O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), foi recebido na manhã desta segunda-feira, 8 de fevereiro, pelo governador do Estado, Ratinho Jr. (PSD). O encontro aconteceu no Palácio do Iguaçu e teve como pauta a atração de investimentos estaduais para o Município.

Além de Hissam, também integrou a comitiva que visitou o governador o secretário de Governo, Genildo Carvalho; Planejamento, Samuel Almeida da Silva; Saúde, Adilson Seidi Suguiura; e o procurador-geral do Município. Simon Gustavo Caldas de Quadros.

Na oportunidade, Hissam explicou ao governador seu projeto de revitalizar todas as escolas municipais, construindo novos prédios que ofereçam infraestrutura adequada aos alunos e professores, com salas inteligentes, espaços multiusos e estrutura 100% acessível à comunidade portadora de algum tipo de necessidade especial. “Temos escolas em Araucária com prédios muito antigos, alguns com salas de madeira ainda. Meu objetivo é revitalizar todas as escolas. Transformá-las em espaços modernos que façam com que alunos e professores se sintam apaixonados por essas estruturas e para isso precisamos do apoio do Governo do Estado”, destacou o prefeito ao governador.

Durante a conversa, Ratinho Jr. se comprometeu a, na medida do possível, trabalhar para que o Governo do Estado colabore com o projeto da Prefeitura, aportando parte dos recursos necessários para edificação dos novos prédios. Hissam, por sua vez, incumbiu a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) de preparar os projetos de engenharia e arquitetura que embasarão essas licitações.

Também durante a conversa, Hissam o e o secretário de Saúde solicitaram apoio do Governo do Estado para acelerar trâmites burocráticos para viabilizar a operacionalização da centralização do atendimento a pacientes de diálise dos municípios vizinhos a Araucária na unidade da Pró-Renal que está prestes a abrir suas portas na cidade.

Outro ponto discutido foi com realação à destinação dos recursos da multa bilionária que a Petrobrás deve pagar em breve em razão do derramamento de óleo no Rio Iguaçu, isso no início da década de 2000.

Os recursos, segundo o que estipulou a decisão judicial, serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA). A preocupação de Hissam é que, uma vez depositados nesse Fundo, os valores acabem não contemplando Araucária na mesma proporção que o derramamento de óleo prejudicou. Sobre o assunto, o governador garantiu ao prefeito que boa parte dos valores serão investidos no trecho de Araucária do Rio Iguaçu.

Sobre a pauta ambiental, Ratinho Jr. também enfatizou que o Governo do Estado trabalha para que a instalação do Parque Natural do Iguaçu. Ao todo, o parque terá quase 2 milhões de metros quadrados de área e ficará na foz do rio Passaúna, numa área caracterizada pela presença de cavas resultantes da exploração mineral intensa. As lagoas deverão ser implantadas aproveitando uma sequência de áreas de cava. Seu funcionamento será de detenção de águas diretamente da chuva, e do escoamento superficial no seu entorno.

O projeto prevê que o acesso ao parque se dará pelas ruas Eva Szrajier, José Biscaia e Bruno da Rocha, sendo que a área de estacionamento ficará instalada às margens da rua Bernardo Frederico Michel.

Quando implantado, além de uma grande pista de caminhada ao longo da área de vegetação, o parque também terá um centro de exposições, quadras de vôlei de areia e de futebol society, 3 playgrounds, quiosques com churrasqueiras e trapiches de acesso aos lagos.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1248 – 10/02/2021

Compartilhe esta notícia:


Aproveite, cadastre seu email para receber novidades!

, ,