Homens do Exército baixam em Araucária e intrigam moradores

A operação terminou ontem, 28 de maio
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
A operação terminou ontem, 28 de maio
A operação terminou ontem, 28 de maio

Legenda 1 (Divulgação) - Cópia
Quem passou pelas proximidades da empresa Raizen, do Parque Passaúna e do bairro Fazenda Velha esta semana percebeu uma movimentação incomum. Afinal, não é sempre que a comunidade tem ao seu redor mais de 100 viaturas operacionais, caminhões do Exército Brasileiro, helicópteros e 620 soldados armados prontos para atender uma situação emergencial.

No entanto, para alívio de alguns desavisados, Araucária não estava sendo alvo de um ataque terrorista. De acordo o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, esse foi apenas um exercício de adestramento em operações de Garantia da Lei e da Ordem, e Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres. Em outras palavras, uma simulação realizada pelo exército em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) e Guarda Municipal.

A ação foi chamada de Ope­ração Pinheiral e, de acordo com Carlos Roberto Roque, superintendente do terminal de Combustíveis de Araucária, esteve focada na garantia de serviços essenciais à população como combustíveis e água. “O exército possui essas atribuições, então treinaram a proteção de estruturas críticas como terminais petrolíferos e estações de tratamento de água, e ainda escoltaram vários cami­nhões que levavam querosene até o Aeroporto Afonso Pena”.

Segundo o Comando da Artilharia, o treinamento ocorre anualmente e envolve organizações militares do Exército sediadas na região de Curitiba e Lapa. Além disso, os envolvidos garantiram que a operação foi um sucesso e mostrou que todos estariam bem treinados e entrosados em um caso real. “Foi um trabalho em equipe fantástico, e nós nem precisamos mudar nossa rotina para que eles atuassem. Estão de parabéns!”, comenta Carlos.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: Everson santos / divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE