Horário de verão vai terminar no próximo domingo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

_DSC0118
Para alegria de poucos e tristeza da maioria, o horário de verão, que teve início no dia 19 de outubro de 2014, termina no próximo domingo, 22 de fevereiro, data em que os relógios terão de ser atrasados em uma hora. Isso significa que as pessoas terão uma hora a mais no dia. O problema é que terão que voltar a se acostumar com o dia escurecendo mais cedo e com a volta de algumas rotinas que foram alteradas em função da mudança, como horário de almoço e outras.

A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como aconteceu este ano em que o carnaval foi celebrado no dia 17 de fevereiro.

O principal objetivo da mudança é a economia de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW – uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de aproximadamente R$ 278 mi­lhões, em função da diminuição de geração térmica.

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de cinco meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

Foto: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE