Foto: divulgação

Representantes de universidades e demais instituições de ensino de Araucária podem participar de um Grupo de Trabalho nomeado através do Decreto Municipal nº 36.784, de 15 de outubro de 2021, para projetos de cunho ambiental. A ideia é a junção de esforços para o bom andamento das atividades referentes a uma importante indenização recebida pelo município. 

Atualmente, o grupo é composto por um representante de cada secretaria municipal e coordenado por servidores técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL). Estes membros atuam no debate, análise, elaboração e aprovação de projetos para que seja realizada a devida destinação do recurso recebido referente à indenização por compensação ambiental em virtude do vazamento de óleo ocorrido no ano 2000 pela Petrobrás.

Naquele ano, o vazamento de petróleo aconteceu durante a transferência de petróleo do terminal em São Francisco do Sul para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR). O petróleo vazou em Araucária, atingindo uma área de cerca de 300 mil metros quadrados, incluindo o rio Iguaçu.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho aconteceu no último mês de dezembro de 2021. Na ocasião, foi comentado que projetos podem ser apresentados para que parte da indenização seja aplicada na bacia do Alto Iguaçu, considerando sua extensão e importância em todo o Estado.

A compensação ambiental será também destinada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e sua maior parte ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. No entanto, o recurso dividido entre os Fundos possui um prazo de até dois anos para ser aplicado.

PRÓXIMAS REUNIÕES

Os próximos encontros do Grupo de Trabalho devem acontecer mensalmente. Instituições de ensino que queiram contribuir com o Grupo, conforme estabelecido no Decreto, devem entrar em contato com a equipe coordenadora pelo telefone 3614-7480 e participar das reuniões e construções dos projetos.

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp