Araucária PR, , 20°C

Lixão no Thomaz Coelho volta a atormentar
Lixão na beira da rua é alvo de reclamação de vizinhos

Em setembro de 2012, atendendo pedidos de moradores, o Jornal O Popular publicou uma reportagem a respeito de um depósito de lixo existente na Rua Monsenhor José Nock, no bairro Thomaz Coelho. A reclamação foi de que os sacos de lixo estavam tomando conta da rua e, pra piorar, o lixo começava a exalar mau cheiro.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informou que iria averiguar a denúncia dos moradores e tomar as devidas providências.

Esta semana, os moradores e vizinhos voltaram a reclamar do lixão porque, segundo eles, além do incômodo e do mau cheiro, o local está atraindo ratos. “Já entramos em contato com a Prefeitura, mas estamos aguardando uma solução, pois da outra vez, eles até vieram aqui, mas parece que o dono do lixão não se intimidou, porque o problema voltou a acontecer”, reclamou um morador.

Outro morador lembrou que a Prefeitura deveria aplicar multas para as pessoas que acumulam lixo dessa forma, porque é uma ameaça à saúde pública. “Se não mexer no bolso, a pessoa continua infringindo as leis”, comentou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) alegou que fez várias tentativas, inclusive com Termo de Intimação e Advertência, para que o responsável pelo acúmulo de materiais recicláveis regularizasse a atividade junto à Secretaria Municipal de Finanças ou que a pessoa encerrasse a atividade no local e fosse trabalhar com a Associação dos Catadores. Sem sucesso, o responsável foi multado por danos ao meio ambiente.

Já a Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) informou que uma denúncia foi aberta e que uma equipe vai até o local ainda nesta semana para verificar a situação. Confirmada a irregularidade sobre a atividade, o responsável será notificado, com possibilidade de ser autuado (multa) e, em último caso, o local ser interditado.
 

Leia outras notícias