Um dos maiores movimentos de globais de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo, completa 9 anos em 2022.  E este ano a campanha “Juntos Salvamos Vidas” traz a autenticidade dos personagens na vida real, para impactar toda a sociedade sobre a importância de seguir as regras no trânsito. O especialista em Atendimento Pré-hospitalar e Prevenção de Incêndios, Gabriel Prado, que também faz parte do Grupo de BREC – Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas da ONU, diz que o objetivo da campanha impactante é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, entre órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. “Fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente o intuito é discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, comenta.

Segundo ele, o material da campanha está sendo disponibilizando gratuitamente para que quem quiser se engajar na causa e participar do movimento, de forma a ter somente um só slogan, uma só mensagem. “Todo o material é gratuito, não é preciso autorização para utilizar o conteúdo disponível. Se você também quer ajudar, baixe o material, divulgue e faça do trânsito um lugar mais seguro para todos”, sugere. O link é https://maioamarelo.com/

Em Araucária

O Maio Amarelo em Araucária terá uma programação para diferentes públicos. Nas terças-feiras (10, 17, 24 e 31/05), serão realizadas Blitz Educativas, às 14 horas, em locais ainda a serem definidos. No dia 05/05, a partir das 14 horas, haverá Ação e Blitz Educativa voltada aos motociclistas. Será na sede dos agentes de trânsito, ao lado do viaduto de entrada da cidade. Em 09/05 haverá Ação Educativa, em conjunto com a Escola Pública de Trânsito do Detran/PR (Carreta do Detran) na Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz, no Jardim Arvoredo. Já no dia 11/05 ocorrerá uma Ação Educativa e emissão de credenciais no Centro Dia Idoso. Em 14/05, das 8h às 12h, na Praça da Bíblia, será a vez da Ação Educativa com a Empresa Via Dupla: “Pontos Cegos de uma Carreta”.

A programação inclui ainda passeios ciclísticos todas as quartas (às 19 horas) com saída do Parque Cachoeira; palestras em escolas, unidade básica de saúde da Vila Angélica, empresas e na Usina Elétrica a Gás de Araucária (funcionários da Copel).

Balanço de acidentes

Segundo informações do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado da Polícia Militar do Paraná, somente no ano de 2021 foram registradas em Araucária 1.028 ocorrências de trânsito, com 2.269 pessoas envolvidas. Desse número total de pessoas, 1.915 não tiveram ferimentos, 15 foram a óbito no local e uma morreu posteriormente. O total de veículos envolvidos nestes acidentes de 2021 foi de 1.918.

O Departamento de Trânsito de Araucária lembrou que é importante levar em conta que a quantidade de ocorrências ou de veículos não tem relação direta com a gravidade do incidente. Como se sabe, em situações envolvendo motocicletas, por exemplo, o condutor está mais exposto a se machucar com maior gravidade que alguém que utiliza um carro (e usa cinto de segurança).

Outra consideração importante do Departamento de Trânsito é que órgãos relacionados à segurança no trânsito têm constatado a redução de incidentes no período da pandemia. O grande problema é que esses casos menores têm apresentado maior gravidade (de risco à vida). Logo, a simples redução de ocorrências de incidentes no trânsito não pode levar a uma falsa sensação de segurança.

Prevenção

Também como parte das ações do Maio Amarelo, nesta quinta-feira (05), às 14 horas, o Departamento de Trânsito vai distribuir e instalar antenas corta pipa/anticerol nas motos dos condutores que estão com documentação do veículo regular e sem pendências. A ação será na sede dos Agentes de Trânsito, próximo ao viaduto de entrada da cidade (Avenida Victor do Amaral, nº 1815, Centro).

A antena, com um gancho na ponta, auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito.

Foto – Emanoel dos Santos

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp