Mais de 600 capoeiristas ganham nova graduação

Atletas e familiares lotaram o Ginásio para acompanhar o evento
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Atletas e familiares lotaram o Ginásio para acompanhar o evento
Atletas e familiares lotaram o Ginásio para acompanhar o evento

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) estima que algo em torno de 1.500 pessoas participaram no final de semana da cerimônia de graduação de 621 alunos das turmas de capoeira mantidas pela Prefeitura. O evento aconteceu no Ginásio Joval de Paula Souza, que fica no Parque Cachoeira nos dias 19 e 20 de dezembro.

Conforme o professor Canarinho, responsável pelas turmas de capoeira da cidade, para conseguir o tão sonhado cordão, os alunos tiveram que participar das aulas durante todo o ano, sendo que há cerca de um mês, eles foram submetidos a uma avaliação para sacramentar se eles estavam aptos ou não a trocar de categoria. “Além da corda crua, que é o primeiro cordão que o capoeirista recebe, graduamos muitos com o cordão cinza, o verde, o amarelo, o azul e o verde e amarelo. Essa passagem significa que esses alunos alcançaram nível técnico suficiente para mudar de categoria”, explica. Cana­rinho ressalta ainda que foram graduados alunos entre quatro e 64 anos. “Temos um senhor que vinha trazer o neto para treinar e acabou virando aluno. Isso é muito legal na capoeira, não há idade para iniciar o esporte”, comenta.

Ainda durante o festival, foi realizado o campeonato absoluto para escolha dos melhores capoeiristas araucarienses nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. O evento contou ainda com rodas de capoeira demonstrativas que reuniram cerca de setenta convidados dos mais variados cantos do país.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: VICTOR LOVATO/SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE