Massa cola em obras chama a atenção do povo

Tijolos empilhados despertam a curiosidade das pessoas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Tijolos empilhados despertam a curiosidade das pessoas
Tijolos empilhados despertam a curiosidade das pessoas

Quem costuma utilizar cimento nas obras, seja para produção de argamassa ou concreto, sabe da sujeira que o produto faz e do tempo que ele leva para secar. Além disso, o cimento comum exige maior mão de obra e mais trabalhadores para prepará-lo. Com o objetivo de minimizar esses efeitos que são comuns em qualquer obra de construção civil, foi criada uma espécie de massa colante, que vem substituindo a argamassa tradicional e tem sido bastante elogiada.

A novidade, que promete revolucionar o setor da cons­trução civil, já chegou em Arau­cária e está chamando a atenção de pessoas que passam pelas obras e percebem apenas um amontoado de tijolos empilhados. Jander Klechovicz, proprietário da Atitude Imóveis, foi um dos empresários que aderiram ao novo produto e passou a utilizá-lo em seus empreendimentos. Segundo ele, a massa cola, além de evitar aquela sujeirada toda nas obras, é mais resistente e sua eficácia é garantida porque passa por um rigoroso controle de produção e qualidade. “A massa tradicional é feita na obra, manualmente, e isso pode comprometer sua qualidade. A dosagem da massa cola é precisa e correta, sem erros, pois é feita diretamente no fabricante”, destaca Jander.

Segundo ele, a massa costuma vir em embalagens práticas, contendo 20 quilos, que facilitam o uso. “São bisnagas grandes, como se fossem sacos de confeiteiros, que facilitam o manuseio. Além disso, a massa possui um rendimento espetacular e permite o assentamento muito mais rápido dos tijolos”, elucida.

Outro ponto positivo da massa está no preço, que quando comparado com a argamassa tradicional e se considerarmos todos os seus benefícios, vale muito a pena. “Esta massa não surgiu no mercado agora, ela já tem vários anos, passou por testes rigorosos que comprovaram sua eficácia, mas recentemente é que ela começou a ser mais difundida”, explica o empresário.

Benefícios da massa cola

– Excelente resistência estrutural
– Velocidade de assentamento até três vezes mais rápida
– Menor custo por m² de parede
– Economia na argamassa de reboco
– Ancoragem de tijolos/blocos em pilares de concreto sem uso de tela, grampo, etc
– Não gera desperdício
– Não gera sujeira
– É mais ecológica
– Resulta em menor peso estrutural

A massa cola é mais ecológica do que a argamassa convencional por duas principais razões:

1º Não contém cimento – de acordo com a Associação Brasileira de Cimentos Portland, a fabricação de 1 kg de cimento emite mais de 600 gramas de CO2 na atmosfera.

2º Não contém areia – por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a massa cola contribui ainda para diminuir a retirada deste material dos leitos de rios.

Foto: DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE