Médicos alertam gestantes a respeito da prevenção

A microcefalia pode ser verificada durante a gestação, mas não existe tratamento para a doença
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A microcefalia pode ser verificada durante a gestação, mas não existe tratamento para a doença
A microcefalia pode ser verificada durante a gestação, mas não existe tratamento para a doença

O crescimento alarmante no número de casos de microcefalia este ano assustou o país e preocupou gestantes. Afinal, até o dia 28 de novembro já foram notificados 1.248 casos suspeitos da doença no Brasil, enquanto em todo o ano de 2014 foram apenas 147 ocorrências. Os casos em 2015 iniciariam no Nordeste, mas já atingiram treze estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Por isso, especialistas garantem que grávidas do Sul também precisam ficar atentas e seguir os conselhos a respeito da prevenção.

De acordo com o ginecologista e obstetra Wladimir Jacomo Carvalho, que atende no Ins­tituto de Medicina de Araucária (IMA), o Ministério da Saúde emitiu um alerta reconhecendo a relação da doença com o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya. “Nós não tivemos casos de dengue contraídos aqui na cidade, mas temos o mosquito. Lembrando que muitas pessoas que viajam também podem ser infectadas e, se o mosquito picá-las, poderá transmitir”, explica.

Por isso, ele orienta as gestantes a seguirem os conse­lhos de prevenção. “Use roupas compridas, calça, coloque telas em casa e, principalmente, passe repelente durante toda a gestação, de quatro em quatro horas”, pontua o especialista, que garante que os repelentes disponíveis no mercado podem ser usados durante a gestação.

Além disso, ele afirma toda a comunidade precisa estar engajada na luta contra a formação de criadouros. “Nós sabemos que a duração de voo do mosquito é curta. Então, alguém só pode ser infectado por um mosquito que nasceu próximo à sua casa”, comenta.

Ações de prevenção

Conhecendo essa peculiaridade do Aedes Aegypti, a Prefeitura de Araucária está desenvolvendo ações conjuntas entre as secretarias com o objetivo de evitar casos e prevenir o contágio da população pelo Zika. “Inclusive, sabemos que em Paranaguá, cidade no litoral paranaense, foram registrados 180 casos de dengue, o que reforça o sinal de alerta”, garante a PMA.

Entre as principais atitudes estão trabalhos para informar a população a respeito da importância de manter caixas d’água, tonéis e tanques sempre bem tampados, guardar garrafas com a boca para baixo e pneus em locais cobertos. “Além disso, coloque areia até a borda nos pratinhos dos vasos de plantas, verifique se os ralos da casa não estão entupidos e lave semanalmente as jarras, potes, baldes e tanques utilizados para armazenar água”, informa.

O que é microcefalia?

É uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês. Em outras palavras, se o Zika Vírus acometer a gestante, pode ocorrer degeneração do sistema nervoso do feto, o que diminuirá o perímetro cefálico. Com isso, a criança pode sofrer déficit neurológico e apresentar graves consequências como atraso mental, paralisia, convulsões e outros problemas.

Além disso, a microcefalia pode ser verificada durante o pré-natal, mas não tem tratamento. “Assim, a única maneira de evitar é prevenir”, garante o ginecologista e obstetra Wladimir Jacomo Carvalho.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE