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Foto: Everson Santos

As reclamações com relação ao não cumprimento nos horários de rodízios no fornecimento de água divulgados pela Sanepar tem sido frequentes em Araucária. São moradores de bairros como Campina da Barra, Estação, Fazenda Velha, entre outros, que estão indignados com a falta de água constante, mesmo em dias e horários que não constam na tabela de rodízios. “A Sanepar corta a água nos bairros alegando alto consumo, e isso é real porque aqui na minha casa, por exemplo, em um dia dessa semana, a água chegou às 4h da madrugada e quando foi de tarde, no mesmo dia, já cortaram de novo. Uma palhaçada”, disse uma moradora do bairro Estação.

Outro morador comentou que recentemente acompanhou uma reportagem onde a Sanepar havia recebido um prêmio por transformar dejetos humanos em combustíveis e ao invés de aplaudir, disse ter ficado revoltado. “A empresa ganha prêmio sem ao menos ter feito um planejamento na tentativa de evitar o sofrimento que toda a população vem enfrentando com a falta de água. Em resumo: não temos água e a tarifa não para de subir. Isso é um descaso total com o povo”, denunciou o morador do Campina da Barra.

A moradora do Boqueirão citou outro exemplo de suposto “furo” na tabela do rodízio. “Pela tabela de rodizio, era pra ter vindo água as 4h da manhã de sábado (6/11), depois recebi mensagem que viria às 7h. Não veio e quando fui verificar de novo, outra mensagem dizia que o retorno tinha mudado para às 6h da manhã de domingo (7/11). Como que a gente consegue se programar desse jeito?”, relatou.

“E as obras do Rio Verde? Disseram que em novembro já teriam captação suficiente para flexibilizar os rodízios. Palhaçada né Sanepar, acho que vocês encontraram foi uma maneira de ganhar dinheiro fácil da população”, reclamou um morador do Fazenda Velha.

Cronograma cumprido

Sobre as reclamações, a Sanepar negou qualquer problema na tabela de rodízios. “Com relação a área de rodízio do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que afeta Curitiba e mais 13 municípios (incluindo Araucária), o cronograma segue sendo cumprido e é divulgado tanto pela mídia como no site da Sanepar. Os clientes podem acessar e verificar a programação de sua região e também podem cadastrar seus celulares no site da Companhia, na área de clientes, para receber SMS de aviso de rodízios”, explicou a companhia de água.

Ainda sobre a questão, a Sanepar explicou que problemas na tabela de rodízio, como os que foram relatados pelos moradores, podem ser reclamados pelo 0800 200 0115, e conforme o caso, a Sanepar poderá fazer a verificação em campo. “Se houver parada não programada, pode ser um problema pontual que a equipe técnica tem que verificar”, completou a companhia.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1287 – 11/11/2021

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